Nome lendário e pioneiro do futebol chileno, morre Jorge Toro

nome-lendario-e-pioneiro-do-futebol-chileno-morre-jorge-toro-futebol-latino-17-02
Foto: Reprodução/Revista Estadio

Na última sexta-feira (16), faleceu o ex-jogador chileno Jorge Toro aos 85 anos de idade. A lendária figura andina passava por tratamento, desde 2017, em virtude de um diagnóstico de leucemia que apresentou considerável piora nos últimos dias.

Leia mais: Millonarios contrata atacante do Inter Miami por empréstimo
Palpites do fim de semana e ‘pressão’ no estaduais

Don Jorge Toro, como era conhecido, teve sua carreira bastante vinculada a passagem pelo Colo-Colo, clube onde ganhou projeção. Entre 1959 e 1962, as atuações no Cacique do meio-campista (conquistando três títulos) foram coroadas com a histórica participação na Copa do Mundo de 62. Sendo, até hoje, a melhor campanha da seleção chilena em Mundiais ao ficar com o terceiro lugar.

Depois disso, ele marcou época quando se tornou a primeira transferência de um atleta chileno rumando para o exterior quando reforçou o elenco da Sampdoria (Itália). Ali, se iniciava uma larga trajetória em solo italiano onde passou, também, por Modena e Hellas Verona.

Na reta final da carreira, Jorge Toro retornou ao futebol chileno para defender, além de novamente o Colo-Colo, Unión Española, Deportes Concepción, Audax Italiano e La Serena.

Logo após pendurar as chuteiras, Don Jorge também deu sua contribuição como treinador ao trabalhar em La Calera, Colchagua, Santiago Wanderers, San Antonio Unido, Deportes Iquique e Cobreloa. Nesse ínterim, o feito mais destacado foi comandar o clube do Deserto do Atacama na conquista do Campeonato Chileno em 1985.

error: Futebol Latino 2023