Atual campeão do Apertura e na nona colocação do Clausura uruguaio, o Plaza Colonia está perto de fazer história e conquistar uma vaga inédita na próxima edição da Copa Libertadores. E um dos participantes na campanha que pode levar o clube de Colonia del Sacramento a competição continental é o zagueiro Guilherme Café.
Leia mais: Mauricio Isla recebe elogios de técnico do Chile: “É um exemplo no país”
Personagem do futebol é atacado após alfinetar Maradona: “Charlatão”
Com passagens no futebol brasileiro por Comercial, Metropolitano, Marília, Concórdia e XV de Jaú, o brasileiro de 24 anos estava no Votuporanguense – onde disputou o Paulistão Série A3 de 2021 – até que desembarcou para sua primeira experiência internacional no Uruguai.
Apesar das diferenças em relação a cultura e a língua, Café se adaptou rápido ao estilo de jogo uruguaio. Já são sete jogos – todos como titular – e apenas uma derrota quando esteve presente em campo:
“Tem sido bem desafiador, porque é uma experiência nova, muitas coisas diferentes, tanto como a forma de jogar como também o idioma e a cultura. E com isso precisei me dedicar ainda mais para conseguir o meu lugar no time e adaptar o quanto antes com meus novos companheiros de equipe.”
Faltando quatro rodadas para o término do Clausura, a equipe uruguaia já tem vaga garantida na Copa Sul-Americana por ter sido campeã do Apertura. Porém, caso fique entre os quatro primeiros na tabela anual (onde é vice-líder com 53 pontos), pode conquistar a classificação na maior competição da América do Sul já na próxima rodada.
“Não só a minha, mas a de todos aqui a expectativa é a melhor possível. Estamos trabalhando muito para conquistar essa vaga na Libertadores, será inédito para o clube e também para minha carreira profissional, além de ser um sonho de qualquer jogador que é poder jogar uma Libertadores, um campeonato a nível continental”, projetou.
Para assegurar um espaço direto na fase de grupos, basta o Plaza sustentar a atual segunda posição geral nas últimas três rodadas, tendo, atualmente, duas unidades de vantagem para o Nacional. Porém, pensando na primeira fase eliminatória antes dos grupos da Liberta, basta um empate no compromisso do próximo dia 22 de novembro quando visita, em Montevidéu, o Boston River.