*Por Caio César
Com forte toque de emoção, temos o primeiro classificado da primeira fase da Pré-Libertadores 2019. O La Guaira perdeu em Cusco para o Real Garcilaso pelo placar de 2 a 1, mas se classificou para a segunda fase da competição. Os gols do clube peruano foram marcados por Manco e Rengifo enquanto Balza fez para o time de Caracas.
Leia mais: De virada, Equador bate a Argentina no Sul-Americano
James Rodríguez recebe pedido inusitado para jogar na Itália
A força da altitude de Cusco pesou a favor do clube peruano. Com um ataque megaprodutivo, o Garcilaso não demorou para abrir o placar. Aos 16 minutos, Manco acertou um chute de longa distância, praticamente do meio de campo que acabou encobrindo o goleiro venezuelano.
Porém nem tudo foi bom no primeiro tempo para os peruanos. Aos 38 minutos, o atacante Carando acabou levando o cartão vermelho direto e deixou o Garcilaso com um a menos com mais de um tempo. Porém, isso não foi problema para os peruanos, que continuaram bem ofensivos.
Veio o segundo tempo e as coisas melhoraram para o Real. Bem ofensivo, o clube conseguiu chegar ao segundo gol aos 24 minutos do segundo tempo quando Rengifo tocou na saída do goleiro. Para deixar o Garcilaso ainda mais tranquilo no embate, Suanno chegou atrasado e tomou o segundo cartão amarelo, deixando o jogo em 10 contra 10.
Como o resultado da ida foi 1-0, bastava um gol para que o La Guaira conseguisse a histórica vaga em sua primeira participação na competição continental. E, depois dos anfitriões fazerem várias trocas defensivas e praticamente “desistirem” da partida, veio o castigo.
Após erro na saída de bola, Balza partiu em velocidade, viu bem a saída de gol de Ricardo Farro e tocou com categoria para marcar o tento decisivo para obter a classificação e enfrentar na próxima fase da Pré-Libertadores o Atlético Nacional.