A semana tem sido de reações um tanto quanto inesperadas por parte justamente de quem se imagina estar mais centrado e capaz de controlar as diversas emoções que envolvem uma partida de futebol: o árbitro.
Leia mais: Com atuação de gala, Atlético-MG vence o River e está na semi da Liberta
Flamengo massacra o Olimpia e garante vaga na semi da Libertadores
Enquanto em Honduras o dono do apito sacou uma arma de fogo para se defender de possíveis agressões, no futebol chileno a situação envolveu uma cabeçada dada pelo árbitro Claudio Aranda durante partida da segunda divisão nacional.
O embate entre Barnechea e San Luis transcorria sem maiores problemas com o placar de 0 a 0 no Estádio Municipal de La Pintana quando, durante uma discussão entre Aranda e o meia do Barnechea, Boris Sagredo, o árbitro da partida deu uma cabeçada em Boris que ficou caído no gramado.
Imediatamente, os companheiros do atleta foram questionar a atitude de Claudio Aranda com certo tom de incredulidade pela situação onde o árbitro foi averiguar, posteriormente, a situação de Sagredo enquanto o mesmo estava no chão.
Em seu perfil nas redes sociais, o Sindicato de Futebolistas Profissionais do Chile (Sifup Chile) fez uma postagem pedindo os devidos procedimentos no sentido de punir a atitude do árbitro:
“Esperamos que o árbitro Claudio Aranda tenha registrado esta situação na súmula e que o Tribunal Disciplinar venha a sancionar de acordo com a regulamentação em vigor.”
Segundo posicionamento da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), uma investigação foi aberta sobre o caso para, segundo palavras que constam no informativo, “esclarecer o fato, o comportamento do juíz.”
Esperamos que el árbitro Claudio Aranda consigne esta situación en su informe y que el H. Tribunal de Disciplina sancione en conformidad a los reglamentos vigentes @ClubBarnechea @ANFPChile pic.twitter.com/7UHEFjvcly
— Sifup Chile (@sifup) August 18, 2021