No Chile, dois goleiros do mesmo clube são flagrados em antidoping

no-chile-dois-goleiros-do-mesmo-clube-sao-flagrados-em-antidoping
Foto: Divulgação/Iquique

Além de lidar com os problemas econômicos com a parada das atividades, o Iquique acumulou outra questão bastante delicada para tratar dentro de seu plantel: dois casos de doping na mesma posição, a de goleiro.

Leia mais: Os nomes mais valiosos de 10 importantes ligas do futebol latino
Hernán Barcos revela a vontade de encerrar a carreira em ex-clube

Segundo informação do jornal La Tercera, Julio Bórquez e Luis Sotomayor foram flagrados em exame feito no dia 11 de fevereiro, mas que teve seu resultado divulgados apenas na última quarta-feira. Ambos tiveram a mesma substância detectada no organismo, o diurético furosemida.

A situação se torna ainda mais complexa porque o motivo que leva a sua proibição por parte da Agência Mundial Antidoping (WADA) é de sua utilização para “encobrir” o uso de substâncias que, efetivamente, melhorem o rendimento esportivo como esteroides, anfetaminas, dentre outras.

Em comunicado emitido através de seu perfil nas redes sociais, o Iquique disse que os atletas estão “temporariamente suspensos” e que “estão reunindo os antecedentes necessários para compreender a situação de forma integral e prestar o apoio necessário aos jogadores dentro da lei”.

A nota ainda pontua que, em contato com Bórquez e Sotomayor, ambos se declararam inocentes, pontuaram que a furosemida estava presente em seus organismos pelo consumo de um diurético comum e se ofereceram voluntariamente para a realização de novos testes onde os resultados levaram a conclusão de que “não existem substâncias proibidas nos organismos dos nossos jogadores”.

error: Futebol Latino 2023