Três jogos dão andamento a 29ª e penúltima rodada do Campeonato Chileno, neste domingo (3), onde o Cobresal chega em condições de protagonizar um feito histórico.
Leia mais: Veja o gol de Paulinho, que deixa o Atlético-MG vivo no Brasileirão
Vitória recebe proposta ousada de patrocinador
Isso porque o clube da Região do Atacama, tendo 53 pontos ganhos, lidera o torneio e tem chances matemáticas de faturar o título a depender de uma combinação de resultados. Combinação essa, evidentemente, que está ligada a um triunfo diante da Universidad de Chile, às 18h (de Brasília), no Estadio El Cobre.
Logo na sequência, ambos com 51 pontos, estão Colo-Colo e Huachipato em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Somente as duas equipes citadas possuem chances matemáticas de tirarem o título do Cobresal. Desse modo, basta um triunfo do clube da região desértica e um empate de seus adversários diretos para a conquista.
Os dois times citados também jogam neste domingo, às 18h. O Cacique faz um clássico capitalino diante do Unión Española, no Monumental, enquanto Los Acereros visitam a equipe do Ñublense em Chillán.
Caso o Cobresal fature o título do Chileno, uma marca que dura desde 2001 seria quebrada. Isso porque essa foi a última oportunidade que, na fórmula de torneio único, um clube fora de Santiago ficou com o principal título nacional do Chile. Naquele ano, o Santiago Wanderers (apesar do nome, sediado em Valparaíso) foi o campeão.