*Por Mônica Alvernaz
A reunião entre membros da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e representantes da Nike terminou em novo patrocínio. A partir do próximo ano, a empresa americana será patrocinadora da seleção uruguaia de futebol.
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A decisão pela Nike como patrocinadora já havia sido tomada pelo conselho executivo da AUF. No entanto, divergências com alguns clubes impediam que o contrato fosse firmado.
A razão pela qual alguns clubes iam contra o novo patrocínio era a vontade de renovação, dentro dos clubes, com a Puma, concorrente direta da Nike no setor esportivo.
A Puma é atualmente a patrocinadora da seleção uruguaia e acabou perdendo o lugar para a concorrente americana devido ao valor do investimento anual.
Atualmente, a AUF recebe da Puma 750 mil dólares por ano da Puma, valor que será superado, e muito, no novo contrato da Nike.
Com o novo contrato, a AUF passará a receber 3,5 milhões por ano, totalizando 24 milhões nos 7 anos de contrato assinado entre a empresa americana e a federação uruguaia. Esse valor pode ser igualado pela Puma até 31 de dezembro, data em que termina o contrato vigente.
Entre a Puma e AUF existe a Tenfield, liderada por Francisco Casal, que desde 1998 tem os direitos de televisão, patrocínio e vestimenta da AUF e, por consequência, da seleção uruguaia.
Essa relação entre Casal e a Puma não é bem vista por muitas pessoas envolvidas no futebol uruguaio e a quebra dela pode ser um marco no futebol uruguaio. Nas redes sociais, Diego Godín, zagueiro e capitão da seleção uruguaia declarou:
“Se confirmado, a AUF poderá servir com muito mais eficácia as necessidades do futebol do nosso país, além de poder manejar os recursos com independência, os potencializando. Somente assim ficaremos livres de jogo de interesses alheios e não continuará vendendo seu rico patrimônio a preço baixo”.