Neymar fatura o Samba Gold: entenda o marketing do camisa 10 da Seleção

neymar-fatura-o-samba-gold-entenda-o-marketing-do-camisa-10-da-selecao-Futebol-Latino
Foto: Reprodução/Instagram @neymarjr

Você ficou sabendo que o Neymar foi eleito o melhor jogador brasileiro que atua fora do país? A premiação em questão foi a Samba Gold, promovida pelo site brasileiro Sambafoot.

Dentre os 20 candidatos ao prêmio, Neymar recebeu 40% dos votos registrados por internautas, jornalistas e ex-jogadores, sendo a sexta vez que recebe o prêmio e pelo terceiro ano consecutivo. O pódio foi dividido com Lucas Paquetá, com 14,5% dos votos, e Bruno Guimarães, com 13,3%. Outros jogadores também foram homenageados nas categorias Futebol Feminino (Debinha) e Sub-20, caso de Endrick. 

No entanto, Neymar não ficou nem entre os 10 melhores jogadores do mundo da premiação Bola de Ouro 2022. Então, o que explicaria a popularidade do jogador? Bom, além de um excelente atleta, Neymar é muito bom em marketing.

O camisa 10 da seleção brasileira é uma das personalidades com melhor estratégia de marketing

O marketing empresarial do Neymar é um dos melhores em meio a personalidades do futebol, pois o jogador investe em todas as estratégias de marketing que existem.

A primeira delas é o co-marketing, ou seja, as parcerias que o menino Ney. Ele já soltou a voz em parcerias com cantores influentes na música brasileira como Wesley Safadão e Thiaguinho. 

O atleta também já participou de filmes tendo a presença de atores populares como Tatá Werneck, Whindersson Nunes e Tirullipa entre outras iniciativas que fazem com que ele esteja sempre em evidência. 

neymar-fatura-o-samba-gold-entenda-o-marketing-do-camisa-10-da-selecao-1
Foto: Maninder Sidhu/ Unsplash

Neymar adora usar as redes sociais para fazer marketing e esse é um dos principais canais de marketing orgânico. Entre as publicações, ele mostra sua rotina como jogador do PSG, momentos com os amigos e família.

Além de manter a proximidade com seus seguidores – são mais de 200 milhões de followers – o jogador também usa a ferramenta para vender, usando os chamados publiposts

Para “balancear”, o jogador também usa suas redes sociais para fazer marketing social, especialmente voltado para divulgar o Instituto Neymar Jr., entidade que promove oportunidades educacionais para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Por fim, o jogador também usa a sua influência nas redes sociais para fazer a gestão de crise. Um exemplo foi a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 pela Croácia.  Embora muitas críticas tenham recaído sobre ele, o camisa 10 da Seleção manteve a serenidade e esperou o momento certo para conversar com o público, de maneira humilde e respeitosa.

Por causa de sua forte presença nas redes sociais e das diversas estratégias de marketing que aplica em suas publicações, Neymar consegue não apenas cativar os seguidores e torcedores, mas seus colegas de profissão e novos patrocinadores, sendo um fenômeno dentro e fora dos gramados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023