*Por Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino
A Seleção Brasileira venceu o Uruguai, em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2021. Jogando na Arena Amazônia, em Manaus, a Canarinho contou com o brilho de Neymar e Raphinha. O Brasil conquistou a vitória por 4 a 1.
Leia mais: Ex-Flu e Ceará, Mateus Gonçalves é pego em exame antidoping
Técnico foge de coletiva e Gustavo Gómez fica como técnico do Paraguai; entenda
Calendário
A partida contra o Uruguai encerrou mais uma sequência de jogos pelas Eliminatórias. Pela competição, o Brasil só volta a campo em novembro. Em jogo previsto para o dia 11 do próximo mês, a Canarinho enfrenta a Colômbia. Enquanto isso, a Celeste tem a Argentina pela frente.
Com um Brasil bastante organizado e os jogadores bem participativos, os anfitriões não demoraram a balançar as redes. Aos 9, Fred recebeu de Raphinha e mandou para Neymar, que driblou Muslera. Mesmo sem ângulo, o camisa 10 mandou uma bomba para o fundo do gol.
Ainda na pressão, Raphinha ampliou a vantagem, aos 17. Em seu primeiro jogo como titular, o atacante recebeu de Neymar, após ótimo cruzamento de Paquetá na esquerda. O camisa 10 dominou e chutou. A bola, porém, bateu em Godín. Muslera ainda tentou afastar, mas Raphinha apareceu, empurrando para o gol. Aos 23, De La Cruz apareceu para assustar, mas parou na defesa do Canarinho. O Brasil, por outro lado, seguiu na pressão. Aos 27, Fabinho teve boa oportunidade de marcar, mas mandou por cima do gol uruguaio.
Betancur, aos 34, tirou tinta da rede, em uma das melhores chances da Celeste. Para encerrar a etapa, a Seleção Brasileira chegou com perigo aos 38. Neymar mandou para Raphinha na área, que devolveu para o camisa 10. Ney dominou e puxa para a canhota, chutando. Muslera caiu no canto, mas defendeu. Na sequência, Emerson lançou Raphinha, que também parou no goleiro uruguaio. Gabriel Jesus, aos 47, mandou para fora, perdendo grande chance.
Segundo tempo
A volta da partida seguiu movimentada, e a pressão brasileira se fez presente desde o início. Gabriel Jesus, em duas chances, parou no goleiro Muslera. Aos 10, Cavani conseguiu diminuir a vantagem. Contudo, a arbitragem anotou impedimento e anulou o tento uruguaio. Dois minutos depois, mais um do Brasil. Neymar deu um tapa de primeira para o meio, onde o camisa 19, em velocidade, entrou na área e soltou uma bomba, de canhota.
O Brasil não parou por aí e continuou a levar perigo ao Uruguai. Aos 19, Antony e Gabriel Barbosa tabelam. O camisa 21, na área, chegou chutando, mas parou na defesa de Muslera. O confronto seguiu em alta intensidade. O Uruguai continuou sua pressão e conseguiu diminuir a vantagem brasileira. Aos 31, em cobrança de falta, Luís Suárez mandou no canto esquerdo de Ederson, que não conseguiu evitar. Aos 35, Neymar tentou, mas acertou as redes, pelo lado de fora. Na sequência, Gabigol anotou o quarto tento brasileiro. Ney cruzou na cabeça do atacante, que testou para o gol.