*Por Danilo Di Grado
Clube tradicional na história da Libertadores, o The Strongest, apesar de nunca ter conquistado a competição continental, já deu muito trabalho aos gigantes da América do Sul.
Leia Mais: Argentina brilha e vence Venezuela pelas Eliminatórias
Jorge Valdivia manda forte mensagem após goleada sofrida pelo Chile
Agora em 2022, time de La Paz terá a chance de desempatar seu retrospecto após conseguir passar pela Pré. Em duas oportunidades, avançou para as oitavas de final apenas em uma, enquanto na outra ficou de fora.
Voltando um pouco no tempo, em 2015, o adversário foi o Monarcas Morelia-MEX. Empatando em 1 a 1 na ida, bateu adversário por 2 a 0 na avançando no torneio. Porém, na fase de grupos, juntamente com Internacional, Emelec e Universidad de Chile, não realizou uma boa campanha ficando apenas na 3ª colocação de seu grupo ficando de fora das oitavas.
Já em 2017, quando a competição passou a ter três fases, levou a melhor primeiramente diante do Montevideo Wanderers (2ª fase), vencendo os dois jogos (ida por 2 a 0, e volta por 4 a 0). Na sequência, encarou o Unión Española. Apesar de certa dificuldade na ida ao empatar com os chilenos em 1 a 1, goleou o rival por 5 a 0 onde conseguiu sua vaga em uma das chaves. Como adversários, o Tigre teve Palmeiras, Atlético Tucumán, além do Peñarol. Diferente de como havia sido há duas temporadas atrás, garantiu-se nas oitavas. No mata-mata, diante do Lanús, apesar de ter feito um bom jogo na ida empatando com os argentinos em 1 a 1, acabou sendo derrotado na volta por 1 a 0 ficando pelo caminho.