*Por Mônica Alvernaz
Pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, Petrolero e Universidad de Quito se enfrentaram no Estádio Provincial de Yacuiba, na Bolívia.
A partida entre as equipes começou equilibrada, com ligeira vantagem para a equipe visitante. O melhor desempenho premiou a Universidad de Quito com o primeiro gol da partida.
Aos 11 minutos, Matías Defederico cobrou escanteio na cabeça de Jhon Cifuentes, que balançou as redes adversárias e fez Universidad de Quito 1 a 0 no placar.
Aos 20, a Católica quase chegou ao segundo gol em chute de Jhon Cifuentes, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo. Poucos minutos depois, no entanto, foi a vez do Petrolero chegar com perigo e empatar o jogo.
Em chute de Jesús Flores Vaca, a equipe boliviana chegou ao empate no Estádio Provincial de Yacuiba, deixando 1 a 1 no placar. Mas não deu tempo da torcida da casa comemorar, pois dois minutos após o empate, a Católica voltou à frente do placar.
Facundo Martínez Montagnoli sofreu falta de Jesús Flores, autor do gol do Petrolero. Na cobrança, sobrou para Romario Ibarra balançar as redes e fazer 2 a 1 para a equipe visitante.
A Católica quase chegou ao terceiro com Facundo Martínez. O camisa 10 chutou forte em direção ao gol e a bola beijou o travessão do goleiro Iván Brun.
No último lance da primeira etapa, o Petrolero quase chegou ao empate com Enzo Maidana. O chute do camisa 27 saiu com boa direção, mas acabou desviando na zaga e saindo pela linha de fundo.
A mudança na equipe da Católica durante o intervalo quase surtiu efeito no início da segunda etapa. Gastón Gil Romero, que entrou no lugar de Facundo Martínez, chutou em direção ao gol e teve chute desviado pela zaga, que evitou o terceiro da equipe equatoriana.
Aos 15 minutos, o Petrolero chegou com perigo ao ataque. Em chute de Olvis Justiniano, Angel Mosquera, bem posicionado, ficou com a bola e evitou o empate boliviano.
Com vantagem no placar, a Católica se manteve melhor na partida. Aos 27, Romario Ibarra chutou com perigo e a bola saiu desviada pela linha de fundo.
Quase aos 40 de partida o Petrolero chegou com perigo em chute Jeyson Quiñónez, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo. Como quem não faz leva, logo depois a equipe boliviana tomou o terceiro gol. Jordy Caicedo, que entrou ao longo da partida, estufou as redes do Petrolero fazendo Católica 3 a 1 no placar.
Com melhor desempenho e vantagem no placar, a Católica apenas administrou os últimos minutos de partida, para garantir a vitória na estreia da Copa Sul-Americana.