A atacante argentina Mara Gómez viveu um momento histórico na última segunda-feira (7) não apenas na sua vida em particular, mas também para a história do esporte como ferramenta de inclusão na Argentina.
Leia mais: ÉPICO! Com gols nos acréscimos, Seattle Sounders está na final da MLS
Segunda-feira de goleadas no Campeonato Boliviano
Isso porque, depois de uma longa jornada na busca pelo reconhecimento e permissão para jogar profissionalmente, a atleta trans fez sua estreia na elite do futebol feminino local em partida onde seu clube, o Villa San Carlos, enfrentou o Lanús.
No placar final, a goleada de 7 a 1 certamente não era o resultado dentro de campo esperado por Mara e suas companheiras, mas, além do marco histórico, um grande sinal ainda estava por vir e acabou chegando justamente do adversário no confronto. Isso porque, além de presentear Mara Gómez com uma camiseta, o clube Granate fez uma postagem de reconhecimento pelo feito da atleta que deixou Mara visivelmente emocionada:
“Finalizada a partida contra Villa San Carlos, Lanús mostrou seu reconhecimento a Mara Gómez que, depois de um longo caminho de luta, se converteuna primeira jogadora trans para jogar na Primeira Divisão do nosso país. Celebramos e acompanhamos esse enorme passo no caminho até a ampliação de direitos. Parabéns!”
Falando com a emissora TNT Sports depois do compromisso, ela aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo a outras pessoas que estejam na mesma situação que ela:
“Pra mim é simplesmente o amor ao esporte. Saiam para lutar pelos seus sonhos. Estamos de passagem pela vida, aqui o único que temos que fazer é lutar pelos seus sonhos. Tudo o que é novo é revolucionário.”