Na última rodada da Major League Soccer (MLS), a entidade aplicou, pela primeira vez, uma nova regra referente as substituições. De formulação da própria MLS, a ideia é, em resumo, reduzir o tempo gasto nos jogos com as mudanças. Sobretudo, na busca por eliminar uma fonte de tempo desperdiçado intencionalmente, a popularmente conhecida como “cera”.
Leia mais: Torcedores usam caminhão-cegonha para estar em jogo da Libertadores
Presidente da CPI da Manipulação afirma: ‘VAR cometeu um crime’
Fernando Muslera se aposenta da seleção do Uruguai
Em outras palavras, a regra prevê que o atleta tem dez segundos para deixar o gramado antes que a substituição se efetive. Porém, caso haja alguma infração, o jogador previsto para deixar o campo será obrigado a aguardar, pelo menos, mais um minuto ou até que a bola saia novamente para que a mudança ocorra.
Desse modo, a própria Major League Soccer, nas redes sociais, divulgou um rápido relatório onde o resultado se considerou como bastante positivo. Isso porque, nas 114 substituições ocorridas na rodada, nenhum relato de aplicação da nova regra se mostrou necessário:
“A regra de substituição cronometrada, uma inovação esportiva na MLS que exige que os jogadores saiam de campo dentro de 10 segundos durante uma substituição, foi implementada pela primeira vez na 10ª rodada. Das 114 substituições realizadas no último fim de semana, não houve nenhuma violação oficial dessa regra.”
Confira os jogos onde a nova regra da MLS esteve vigente
Montréal 2 x 2 Orlando City
New York City 2 x 0 DC United
Toronto 1 x 0 New England
Atlanta United 2 x 1 Cincinnati
Columbus Crew 2 x 2 Portland Timbers
Inter Miami 3 x 1 Nashville
Houston Dynamo 0 x 1 Austin
Chicago Fire 0 x 4 Real Salt Lake
Sporting KC 3 x 3 St. Louis City
Colorado Rapids 2 x 1 FC Dallas
Seattle Sounders 0 x 2 Vancouver Whitecaps
Los Angeles FC 2 x 2 New York Red Bulls
Charlotte 0 x 3 Minnesota United
Los Angeles Galaxy 4 x 3 San Jose Earthquakes