*Por Vinicius Fernandes
Fundado a 18 de junho de 1946, o Club Deportivo Los Millonarios completa 73 anos nesta terça-feira.
Leia mais: Austrália goleia a Jamaica em tarde brilhante de Sam Kerr
Brasil, com gol histórico de Marta, bate a Itália e avança
Curiosamente o clube surgiu em 1937, em Bogotá, através de um grupo de estudantes, com o nome de Juventud Bogotana. Por isso só com a mudança de nome, nove anos depois, é que se caracteriza sua fundação. Em 20 de abril de 2011 passou a ser uma corporação e mudou seu nome para Millonarios Fútbol Club.
No futebol é um dos mais bem sucedidos do país, sendo o segundo maior campeão colombiano, com 15 títulos, atrás apenas do Atlético Nacional, que tem 16. Os dois são os maiores vencedores da Copa Colômbia, com três troféus. Além disso, Millonarios, Atlético Nacional e Independiente Santa Fe (seu maior rival) são únicos a terem disputado todas as 81 edições da elite.
O Millonarios foi o primeiro clube do país a disputar a Copa Libertadores da América, em 1960, mas nunca conquistou o título (foi quatro vezes semifinalista). Seu único título continental é a Copa Merconorte, em 2001.
No atual elenco são apenas dois estrangeiros: o zagueiro uruguaio Matías de Los Santos e o atacante paraguaio Roberto Ovelar.
O argentino Alfredo Castillo, com 133 gols, é quem mais marcou gols com a camisa dos Millos. É dele também o primeiro gol do clube na era profissional, justamente no jogo de estreia, um triunfo por 6 a 0 sobre o Once Deportivo, no dia 15 de agosto de 1948. Naquele partida ele anotaria mais três vezes. Outro recorde de Castillo é o maior número de gols em uma único jogo: seis, na vitória por 7 a 3 sobre o Medellín, no dia 5 de setembro de 1948.
Bonner Mosquera, com 524 partidas, é quem mais vezes vestiu o manto dos embaixadores (apelido dado por ser a primeira agremiação colombiana a jogar no exterior).
Outro dado curioso: com um tento de Luis Eduardo Zapata, o Millonarios é o único colombiano a vencer no Estádio do Morumbi, ao derrotar o São Paulo, pela Copa Sul-Americana de 2007.