Emoção e entretenimento certamente não faltou para os torcedores que compareceram no amistoso entre México e Equador no AT&T Stadium em Arlington, estado norte-americano do Texas. Com troca de domínios e gol já na parte final do confronto, os mexicanos levaram a melhor por 3 a 2.
Leia mais: Com gols de “brasileiros”, Paraguai derrota a Guatemala em amistoso
Em duelo tenso, Colômbia fatura a Copa Comunidade Andina sobre o Peru
Os próximos compromissos dos dois lados já serão valendo por competições oficiais. Na Copa Ouro, os dirigidos por Gerardo Martino começam sua trajetória no sábado (15) frente a Cuba às 23 h (horário de Brasília). Já pela Copa América, os atletas de Bolillo Gómez atuam no domingo (16) frente ao Uruguai às 19 h.
Durante toda a primeira etapa o domínio territorial e de oportunidades formuladas era dos mexicanos. Enquanto isso, o time do Equador apostava claramente nas jogadas de contra-ataque que, com a consistência defensiva dos comandados de Tata Martino, não conseguiam explorar possíveis espaços defensivos do oponente.
Como “prêmio” por essa superioridade, aos 28 minutos Jonathan dos Santos tratou de roubar bola próximo ao círculo central, saiu em disparada na intermediária ofensiva e bateu de chapa, fugindo do alcance de Máximo Banguera que, encoberto, caiu quando a bola já estava passando de seu alcance no canto esquerdo.
Logo com um minuto da etapa complementar, na primeira bola parada onde Ángel Mena se posicionou para bater, o time equatoriano chegou a igualdade. Após a batida, a bola desviou na cabeça de Luis Montes e deixou Guillermo Ochoa totalmente deslocado no lance, tudo igual na cidade de Arlington.
Foi também na base da bola parada que o próprio Montes, batendo com absoluta precisão no ângulo esquerdo de Banguera aos 18 minutos, recolocou o time mexicano novamente no controle do marcador quase que “se redimindo” da colaboração no tento adversário. Mas a dianteira durou somente três minutos pois, em cobrança de escanteio feita por Mena, Ayrton Preciado subiu mais que a zaga mexicana e empatou de novo para o Equador.
O gol que definiu o confronto a favor do México veio aos 31 minutos quando, após cruzamento de Jesus Gallardo que atravessou a grande área, Luis Rodríguez apareceu nas costas da zaga sul-americana e bateu firme, de pé direito, no canto de Banguera.