No futebol profissional, o primeiro jogo de um dos maiores nomes da história do esporte, Lionel Messi, ocorria exatamente há 20 anos atrás. Na oportunidade, o Barcelona fez um amistoso diante do Porto, em 16 de novembro de 2003, para celebrar a inauguração do Estádio do Dragão.
Leia mais: Mali avança no Mundial Sub-17 goleando o Canadá
Gustavo Scarpa recebe proposta milionária do Brasil; saiba mais
O evento tinha tudo para ficar marcado na história unicamente como o início da história da atual casa do clube português. Entretanto, o tempo tratou de destacar a importância daquele duelo onde, aos 29 minutos do segundo tempo, Messi entrou no lugar do lateral-esquerdo Fernando Navarro.
📖 Once upon a time …
… a 16-year-old boy wonder made his Barça debut in a friendly.
This was #Messi, #OnThisDay in 2003 👇 pic.twitter.com/kLjdnS2E7J
— FC Barcelona (@FCBarcelona) November 16, 2020
Na época, Leo já era visto como uma das promessas mais chamativas vindas de La Masia, sendo integrado ao elenco principal rapidamente. Para se ter uma ideia, o argentino havia chegado a representação da Catalunha, após atuações na base do Newell’s Old Boys, somente três anos antes. Com o adendo, aliás, do comprometimento por parte do Barcelona em arcar com os custos de tratamento hormonal para compensar a deficiência de crescimento apresentada por Messi.
De lá pra cá, o astro construiu uma inesquecível trajetória no clube onde é um dos (senão o) ídolo máximo. Foram 778 jogos com 672 gols e 34 troféus levantados além das seis conquistas do prêmio de melhor jogador do mundo ainda estando no Barcelona.
Vivendo experiências posteriores em Paris Saint-Germain e Inter Miami, no âmbito de clubes, o auge de Lionel Messi depois de deixar o Barça, certamente, veio com a camisa da seleção argentina. ‘Perseguido’ por aqueles que o criticavam nos desempenhos com a camisa da Albiceleste, ele capitaneia a geração que conquistou a Copa América, a Finalíssima e a Copa do Mundo.