O Independiente fez aquisições importantes para a segunda parte da temporada como o zagueiro venezuelano Fernando Amorebieta ou mesmo do experiente meio-campista Jonas Gutiérrez. Porém, eles não foram necessários para que, contra o Iquique no Estádio Libertadores de América e apesar dos pesares, o time argentino construísse uma boa vitória por 4 a 2.
Leia mais: Na estreia de Pablo Repetto, ex-Timão dá a vitória ao Bolívar
Clube chinês com maciça presença de latinos é acusado de combinar resultado
Assumindo o protagonismo que lhe cabia, desde o princípio o time da casa tratou de pressionar o clube andino, conseguindo abrir a contagem graças ao primeiro gol como profissional de uma joia da base local.
Aos 22 minutos, um cruzamento vindo da ponta esquerda do campo de ataque encontrou o zagueiro Alan Franco absolutamente livre de marcação e ele tocou firme de cabeça para o fundo da meta de Brayan Cortes.
O jogo entrou em um ritmo acelerado que só favorecia ao sistema ofensivo baseado na velocidade do Rojo. Enquanto os chilenos tentavam sem muito sucesso levar perigo ao gol argentino, os donos da casa aproveitaram uma falha de marcação para aumentar o marcador.
Aos 34, Ezequiel Barco recebeu um ótimo passe frente a Cortes e, com precisão, tocou por sobre o arqueiro do Iquique, 2 a 0 Independiente. Com 40 minutos, o time de Avellaneda já pulou para o terceiro tento graças a um erro da defesa do Iquique que, após a bola passar na pequena área do oponente, foi tocada com convicção por Leandro Fernández para as redes.
Antes do fim dos 45 minutos iniciais, ainda houve tempo para, após cobrança de escanteio, Nery Domínguez deixar também sua marca e aumentar a já interessante vantagem argentina.
Visivelmente abalados e sem muita confiança para se expor, o time celeste do Chile deu a posse de bola para seu adversário e se limitou a não sofrer mais gols.
A tática chegou a ter sua eficiência, já que, aos 30, Diego Bierkiewickz sofreu e cobrou de maneira eficiente uma penalidade e diminuiu o prejuízo dos chilenos além de, já aos 46, Leonardo Espinoza novamente marcasse para o Iquique e cortasse pela metade a “gordura” dos donos da casa.
Mesmo assim, foi apenas uma questão de tempo para que o duelo prosseguisse ao final decretado pelo experiente árbitro paraguaio Enrique Cáceres com uma vitória do Independiente.