*Por José Dias Sorriso
O Tigres é o mais um novo integrante da primeira divisão do futebol colombiano. De forma inédita, o clube alcançou a vaga para o primeiro escalão do futebol nacional na noite da última segunda-feira (28).
Leia Mais:Saiba quem são os artilheiros latinos no Futebol Europeu
Argentino do Nacional Potosí disputa artilharia do Apertura
O Tigres consegue um grande feito, já que não completou ainda nem um ano de fundação. A equipe que foi criada no dia 20 de janeiro deste ano de 2016.
O clube que manda seus jogos em Soacha – município que fica próximo a capital do país – chegou a máxima categoria do futebol colombiano com a vitória por 1 a 0 sobre o Bogotá FC, em partida realizada no estádio Metropolitano de Techo. O único gol do jogo saiu ainda no primeiro tempo através de Alejandro Uribe, logo aos 12 minutos.
O Tigres precisava de vencer e ainda torcer por um tropeço do Deportivo Pereira contra o Leones. O que parecia improvável aconteceu. O Pereira vencia o time adversário por 2 a 1 e carimbava a sua vaga para a primeira divisão. Até que no último minuto de jogo, Vélez marcou o gol em favor do Leones, igualando: 2 a 2.
Após o apito final e a confirmação do acesso, o que se viu foi uma grande festa por parte dos jogadores do Tigres. O time que realizou a sua primeira partida de forma oficial no último dia 13 de fevereiro.
O resultado favoreceu a equipe que chegou aos 11 pontos ganhos no grupo A da fase de promoção do Campeonato Colombiano. O Deportivo Pereira ficou na segunda colocação do grupo com 9 pontos ganhos, juntamente com o Leones. O Bogotá segurou a lanterna com apenas 3 pontos ganhos.
América de Cali e Tigres alcançaram o acesso para a elite e irão ocupar as vagas dos rebaixados Boyaca Chico e Fortaleza. Após conseguir o feito histórico de integrar a primeira divisão, a principal meta do time para a próxima temporada é a permanência.