O dia 4 de Julho de 2012 ficou marcado na história do Sport Club Corinthians Paulista. Naquela noite, o Timão encarou o tradicional Boca Juniors, na final da Taça Libertadores da América e com dois gols de Emerson Sheik conquistou o título do maior campeonato de clubes do continente sul-americano.
Leia Mais: LATINÃO: O retorno parcial das competições no continente
A história da Libertadores contadas pelos estádios
E para relembrar como foi essa épica conquista Alvinegra, o FL mostra a campanha do time comandado por Tite. Confira:
Primeira fase
Campeão Brasileiro de 2011, o Corinthians caiu no grupo com Deportivo Táchira-VEN, Nacional-PAR e Cruz Azul-MEX. Nos seis jogos, o Timão já mostrou sua força dentro da chave com quatro vitórias e dois empates. A parte defensiva chamou a atenção ao levar apenas dois gols e o ataque foi muito bem ao balançar por 13 vezes as redes adversárias.
Oitavas de Final
Recém-eliminado pela Ponte Preta no Paulistão, o Corinthians chegou pressionado para o duelo contra o Emelec. No Equador, Tite promoveu a estreia de Cássio e o goleiro fechou o gol. O confronto ficou empatado por 0 a 0 e no Pacaembu, o Timão goleou por 3 a 0, com gols de Fábio Santos, Alex e Paulinho.
Quartas de Final
O duelo mais emocionante da competição foi contra o Vasco. Em São Januário, um jogo duro, com muita marcação, poucas chances para os dois lados e sem gols. No Pacaembu, a tensão aumentava a cada minuto que passava e quando tudo se encaminhava para a disputa de pênaltis, Paulinho aproveitou a cobrança de escanteio e colocou o Corinthians na semifinal, 1 a 0 e muita emoção para a Fiel.
Semifinal
O Corinthians já tinha cara de campeão e foi até a Vila Belmiro enfrentar o Santos de Neymar. Com Emerson Sheik inspirado, o Alvinegro abriu o placar na primeira etapa e no segundo tempo segurou a pressão do Peixe. Na volta, o Santos até abriu o placar, mas Danilo, sempre ele, empatou o confronto e classificou o Timão para a grande decisão.
Final
Diante do poderoso Boca Juniors, o Corinthians aguentou a pressão na La Bombonera e saiu com um belo empate por 1 a 1. No Pacaembu, a Fiel Torcida empurrou a equipe no segundo tempo e, Emerson Sheik marcou os dois gols que garantiram o troféu mais cobiçado pela massa Alvinegra, 2 a 0.