Restam apenas mais seis pontos em disputa na fase de grupos da Libertadores 2025 e o Futebol Latino mostra quais são as melhores campanhas em busca das 16 vagas nas oitavas de final.
Leia mais: Lionel Scaloni descarta chance de treinar a Seleção Brasileira
Na seleção da Thai League, zagueiro Everton avalia temporada
No aspecto matemático, apenas o Palmeiras detêm duas marcas importantes nesse sentido. Além de ser o único time da competição a vencer os quatro primeiros jogos, ele também é o primeiro classificado para o mata-mata da Libertadores. Afinal, já não pode mais ser ultrapassado por, pelo menos, dois de seus três concorrentes
Coincidentemente, quem se posiciona logo na sequência é um arquirrival do Verdão e adversário do próximo fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro: o São Paulo. Após o triunfo contra o Alianza Lima, os comandados de Luis Zubeldía chegaram aos dez pontos e possuem, nesse momento, a segunda melhor campanha na fase de grupos.
Atualmente, os representantes brasileiros que contam com os desempenhos mais modestos são Internacional e Flamengo, ambos com cinco unidades. Apesar de igualados, o Colorado leva vantagem por ter saldo de um gol enquanto os cariocas estão zerados.
O Rubro-negro, aliás, vive situação frontalmente oposta na Libertadores ao poderio ofensivo que possui no Brasileirão. Enquanto tem, de maneira folgada) o melhor ataque da competição nacional (16), na Liberta, são apenas três tentos. Para se ter uma ideia, apenas três equipes tem menos gols até então e todas elas ocupam a lanterna de seus grupos. A saber, Carabobo, Talleres e Universitario fizeram apenas dois tentos em quatro partidas.
Ranking das campanhas na primeira fase da Libertadores
Líderes
1° – Palmeiras – 12
2° – São Paulo – 10
3° – Estudiantes – 9
4° – LDU – 8
5° – River Plate – 8
6° – Racing – 7
7° – Vélez Sarsfield – 7
8° – Bahia – 7
Segundos colocados
9° – Central Córdoba – 8
10° – Fortaleza – 7
11° – Peñarol – 7
12° – Libertad – 7
13° – Universidad de Chile – 7
14° – Atlético Nacional – 6
15° – Independiente del Valle – 5
16° – Cerro Porteño – 4
Terceiros colocados (playoff da Sul-Americana)
1° – Botafogo – 6
2° – San Antonio Bulo Bulo – 6
3° – Internacional – 5
4° – Flamengo – 5
5° – Atlético Buracaramanga – 5
6° – Barcelona de Guayaquil – 4
7° – Alianza Lima – 4
8° – Sporting Cristal – 4