Medida por mais jogadores estrangeiros na Bolívia não deve vigorar

medida-por-mais-jogadores-estrangeiros-na-bolivia-nao-deve-vigorar-Futebol-Latino-25-06
Foto: APG

Nas últimas semanas, uma medida em relação a atletas estrangeiros no futebol da Bolívia aprovada em reunião de dirigentes de clubes na Divisão Maior do Futebol Profissional em Cochabamba criou imensa (e em grande parte negativa) repercussão.

Leia mais: Paulinho faz dois e Guangzhou vai às quartas na Liga dos Campeões da Ásia
Divulgação de série famosa usa ex-jogador argentino como “garoto-propaganda”

Entretanto, um detalhe relevante e que foi simplesmente ignorado pelos dirigentes que propuseram e aprovaram de maneira quase que instantânea a medida deve impedir com que o fato de que seis atletas não-bolivianos possam ser escalados independente de serem naturalizados ou não: o estatuto da Federação Boliviana de Futebol (FBF).

Isso porque qualquer modificação dessa magnitude precisaria também resultar na convocação de um congresso envolvendo a federação local para a devida votação e alteração desses termos, algo que não ocorreu. Logo, a mudança unicamente por parte da Divisão Maior pode ser “sobrepujada” pelo regulamento da FBF.

Com essa situação, pelo menos por ora segue o número máximo de quatro atletas estrangeiros relacionados por partida sendo que os outros sete precisam ser nascidos em solo boliviano com, pelo menos, um atleta da categoria sub-20.

error: Futebol Latino 2023