*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
O atacante Maurício Pinilla, de 32 anos – atualmente defende a camisa da Atalanta (Itália) – foi enfático ao dizer que a seleção chilena não irá à Copa América Centenário para “passear.” Segundo o jogador, a seleção atual campeã da América tem um grupo de jogadores focados e compromissados com o objetivo.
Leia mais: Eliminação do Rosario garantiu supremacia capitalina dentre os argentinos em Libertadores
Ele declarou que a equipe segue forte e a base de Jorge Sampaoli está mantida com o atual técnico Juan Antonio Pizzi no comando. Em entrevista concedida ao site BBCL, o atleta falou de vários outros assuntos, como a não convocação do ex-palmeirense Jorge Valdívia e a saída de Sampaoli logo após a conquista inédita da Copa América diante dos torcedores da La Roja, contra uma renomada seleção argentina.
“Pinigol” lamentou a ausência de Valdívia na lista dos convocados e teceu elogios ao amigo: “É uma pena que não está na lista juntamente conosco. É um grande jogador e amigo neste grupo, mas infelizmente não garantiu a sua vaga. Espero que ele possa ser reconsiderado no futuro”, disse.
Já sobre Sampaoli, ele destacou que um dos fatores que contribuiu para a saída dele do comando da seleção chilena podem ter sido as duras críticas. Conforme as declarações de Pinilla, o treinador merecia uma valorização, ainda mais depois de conseguir um grande feito para o país, que foi campeão da Copa América pela primeira vez em sua história:
“No Chile é o sistema. Eu acho que em outros países teriam feito uma estátua para ele”, afirmou.
O atacante não economizou ainda nos elogios aos companheiros Vidal e Alexis Sánchez. Para ele, o time chileno só tem a ganhar com atletas da categoria dos dois:
“Jogadores do nível de Alexis Sánchez e Arturo Vidal, não só porque é bom para jogar, mas porque você faz as coisas mais fáceis”, disse Pinilla.
A seleção chilena voltará a campo no próximo dia 27 de maio em partida amistosa contra a seleção da Jamaica, no estádio Sausalito, em Viña del Mar. No dia 2 de junho irá realizar uma última partida, também amistosa, antes da estreia na Copa América Centenário. O jogo será no Qualcomm Stadium, em San Diego, na California, contra a seleção mexicana.
Na Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos, no período de 3 a 26 de junho, o time chileno fará a sua estreia contra a Argentina – reeditando a decisão de 2015. O jogo acontecerá no dia 6 de junho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na California.
Ainda na primeira fase, a La Roja encara a Bolívia, no dia 10, no Gillette Stadium, em Massachusetts e fecha a sua participação na primeira fase contra o Panamá, no dia 14 de junho, no estádio Lincoln Financial Field, na Pennsylvania.