*Por Renan Liskai
A Roma oficializou neste domingo (8) a contratação de Matías Viña, que estava no Palmeiras. Assim, o lateral-esquerdo se tornou apenas o oitavo uruguaio a vestir a camisa da equipe ao longo de toda história. Além dele, alguns nomes conhecidos dos brasileiros já defenderam os Giallorossi.
Leia mais: Conheça Villasanti, volante que está na mira de gigante brasileiro
Após início avassalador na MLS, lesão volta atormentar astro mexicano
O primeiro uruguaio da história da Roma já é em si um grande carrasco do futebol brasileiro: Alcides Ghiggia. Autor do gol que deu o título da Copa do Mundo de 1950 ao Uruguai no Brasil, o atleta vestiu a camisa do time italiano entre 1953 e 1961. Assim, é o maior de seu país no número de jogos na equipe, com 208 partidas e 19 bolas na rede.
Outro nome conhecido do torcedor brasileiro que defendeu a Roma é Nico López, ex-Internacional. Após surgir como uma promessa no Nacional, o atacante chamou a atenção da diretoria dos italianos, que assinou com o atleta em janeiro de 2012. Contudo, o uruguaio não vingou e fez apenas sete jogos e um gol até ser vendido à Udinese em 2013.
Levando em consideração o número de gols, Daniel Fonseca é o representante da Celeste na Roma. Entre 1994 e 1997, o centroavante anotou 28 tentos em 79 partidas até se transferir para a Juventus. Já no começo dos anos 2000, Gianni Guigou representou o Uruguai nos Giallorossi. Ao todo, foram 61 duelos disputados e três bolas nas redes.
Por fim, outros três atletas uruguaios passaram pelo clube. Entre 1960 e 1962, Juan Schiaffino defendeu as cores da equipe. Já entre 2012 e 2013, o goleiro Mauro Goicoechea foi emprestado pelo Danubio, mas fez apenas 16 partidas e acabou não ficando. Contratado como grande promessa junto Peñarol, Kevin Méndez se juntou ao plantel em 2015, mas sequer chegou a estrear.
Agora, Matías Viña será o primeira defensor de linha a defender as cores do time que já teve vários sul-americanos brilhando em campo.