As maiores esperanças de gol da seleção do Uruguai, os atacantes Edinson Cavani e Luis Suárez corresponderam as expectativas diante da República Checa na semifinal da China Cup na vitória sul-americana por 2 a 0.
Leia mais: Campeonato Cearense: Ceará encara Uniclinic e Fortaleza mede força com Floresta
Nos pênaltis, São José passa pelo Veranópolis e está na semi do Gauchão
Logo no início do confronto, o atacante Luis Suárez recebeu passe em profundidade e foi derrubado ao fintar o goleiro Jii Pavlenka, pênalti marcado pela arbitragem do catari Juma Al Burshaid. Na cobrança, a categoria do camisa 9 falou mais alto e o placar foi inaugurado na China.
O decorrer da primeira etapa demonstrou bastante equilíbrio nos estilos de jogo bem semelhantes dos dois selecionados. Baseados essencialmente em uma forte marcação no meio-campo e saída em bloco para o ataque, principalmente os europeus conseguiram chutes de fora da área que incomodaram pelo menos duas vezes o goleiro sul-americano Fernando Muslera.
Mesmo assim, quem fez a diferença aos 38 foi o poderio de ataque da Celeste. Ao receber passe dentro da grande área adversária, Edinson Cavani acertou um lindo voleio, tirando completamente do alcance de Pavlenka. Apesar das reclamações de impedimento por parte dos zagueiros da República Checa, o gol foi validado, 2 a 0.
A etapa complementar apresentou no seu início um panorama semelhante, porém com um início onde os checos chegaram a subir a marcação e apertar constantemente a saída de bola uruguaia.
Após os 20 minutos iniciais, os europeus voltaram a postura de meia-pressão e, aliado as substituições que renovaram o fôlego da equipe latina, o Uruguai voltou a ter mais facilidade para armar seus contra-ataques.
No entanto, nenhuma dessas situações teve efeito prático no marcador, chegando no máximo a um chute muito perigoso de Patrik Schick em rebote da zaga celeste que explodiu no travessão de Muslera. Com isso, o resultado da partida ficou inalterado até o apito final de Juma Al Burshaid.
Enquanto os latinos enfrentam País de Gales na final da próxima segunda-feira (26), China e República Checa decidem no mesmo dia o terceiro e quarto colocados.