Nos últimos anos, tem crescido o interesse do público pelo futebol feminino. Tanto que para muitos a modalidade deveria ter o mesmo reconhecimento que a masculina. Até porque, os times compostos por mulheres já têm grandes talentos, como é o caso das jogadoras Marta e Formiga.
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De acordo com este estudo feito pela agência Wasserman, 88% das pessoas veriam mais jogos femininos se pudessem. Consequentemente, agora as marcas possuem mais um nicho para focarem, ou seja, nas pessoas que acompanham esses esportes, em especial as próprias mulheres.
Marcas que encontraram oportunidades no futebol feminino
Antes da divulgação de pesquisas desse tipo, diversas marcas já tinham entendido a força do futebol feminino. Basta lembrar da mobilização que ocorreu nas redes sociais nas últimas Olimpíadas, por exemplo. Quem acompanhou os jogos se manifestou na internet, e vibrou em cada vitória.
Durante a Copa de 2018, o público também pode ver o patrocínio de várias empresas à equipe feminina. Um dos casos mais famosos foi o da Avon. Nas competições mundiais, a jogadora Marta utilizou um batom da marca, reforçando a ideia de que as competidoras podem ser vaidosas e que o produto era durável.
Algum tempo depois, a empresa ainda aproveitou para fazer outras divulgações, tanto nos materiais impressos quanto nas comunicações digitais. Até mesmo o popular Catálogo da Avon, onde tem as principais novidades e promoções, teve a imagem da jogadora em destaque.
No entanto, a empresa de cosméticos não está sozinha. No final de 2020, o Guaraná Antárctica convidou parceiros para apoiar o futebol das mulheres. A iniciativa tem como foco apoiar o “Meninas em Campo”, um projeto que treina garotas, e que pode levá-las para times profissionais. Entre as empresas que aceitaram estão Avon, Consul, Halls, Puma, Banco BMG e Vivo.
Assim como a Avon, boa parte das empresas que apoiam o projeto de treinamento possui outras ações que ajudam a levar educação, esporte e entretenimento a quem mais precisa. Afinal, o futebol é mais do que alguns dribles no campo, mas um agente de transformação para muitas pessoas.
Próximos passos
A expectativa é que o apoio a projetos e às próprias seleções aumentem nos próximos anos. Mas já há motivos para comemorar.
Em junho deste ano, o time brasileiro feminino ganhou o 1º patrocínio exclusivo. A empresa Neoenergia, que faz parte do grupo espanhol Iberdrola, irá apoiar as jogadoras do país. O valor do patrocínio, que a princípio irá durar quatro anos, não foi divulgado.
Como as empresas estão sempre de olho em novas oportunidades, é possível que outras se juntem à Neoenergia para apoiar a modalidade de mulheres. Até porque, o principal argumento para a disparidade entre as seleções masculina e feminina era a falta de interesse do público.
O futebol masculino é muito mais tradicional do que o feminino e, por isso, é acompanhado por gerações de torcedores. Porém, o empenho das mulheres, e o destaque de diversas jogadoras, têm feito a modalidade se popularizar.
Em breve, o “feminino” do futebol será apenas um detalhe, e não algo tão relevante que diferencia as seleções. Tanto os times masculinos quanto os femininos terão o mesmo apoio e público. A diferença, talvez, é que algumas jogadoras poderão estampar publicidades de batons e outros artigos de beleza.
Como visto, as equipes femininas já conseguiram captar o interesse do público. Agora basta que mais marcas enxerguem o potencial das jogadoras e apostem nesse mercado para se posicionarem e divulgarem os produtos.