*Por Marco Aurélio da Silva Júnior
River Plate – Primera División
Todos conhecem o River Plate, tradicional clube argentino. O time três vezes campeão da Libertadores é extremamente conhecido por vários aspectos, como a rivalidade com o Boca Juniors, várias classificações em cima de times brasileiros, entre outros.
Leia mais: Fabio Cannavaro: “Eu tinha medo de marcar o Ronaldo Fenômeno”
Técnico do Peñarol comenta sobre a expectativa para iniciar a disputa da Libertadores
Outro aspecto que faz do River Plate muito conhecido, é sua camisa, branca com uma listra vermelha cortando o manto na diagonal, clássico. O uniforme é assim desde a criação do clube, é uma marca do time argentino.
Na foto vemos a camisa lançada em 2013-2014. O time tinha acabado de subir de volta para a primeira divisão argentina, ia ser sua segunda temporada após o trágico rebaixamento de 2011, e para buscar o seu trigésimo quinto título nacional, o River Plate lançou esse uniforme lindo, que mantém 99,9% do estilo clássico.
Mas algo que achei extremamente bonito nessa camisa, são os dizeres “El mas grande”, ou “O mais grande” em tradução livre. O clube não só estampou isso na parte de trás da gola, mas também na sua faixa vermelha, com uma arte sensacional e o escrito logo abaixo do escudo.
Esse foi o grande diferencial, o mais grande, trazendo aquela essência e esperança de reerguimento do clube após a “tragédia” que foi o rebaixamento. Destaque para uma coisa, o clube conquistou o Torneo Final do campeonato argentino na temporada.
Velez Sarsfield – Primera División
O Velez Sarsfield é mais um time extremamente tradicional na Argentina, dez vezes campeão argentino e campeão da Libertadores e do Intercontinental em 1994. Inclusive esse Intercontinental é o título homenageado da camisa da foto, a camisa comemorativa dos vinte anos do título mundial em cima do Milan.
Uma diferença dessa pro clássico segundo uniforme do time argentino é o V, sempre foi branco com a camisa azul. Mas em 2014 o clube decidiu fazer de uma maneira especial, uma camisa diferente. Outro detalhe que traz beleza ao manto é as cores da bandeira italiana, nas mangas e abaixo do escudo, lembrando o passado do Veles Sarsfield.
Colón de Santa Fé – Primera División
O Colón de Santa Fé não é um time muito conhecido, embora jogue a primeira divisão argentina. O time tem um dos maiores estádios do país, com 47 mil lugares, o qual é conhecido como “Cemitério dos Elefantes” por causa dos gigantes abatidos pelo clube no passado. Dentre esses gigantes estão o Santos de Pelé, o Peñarol, o Millonarios de Bogotá e até mesmo a Seleção Argentina.
Para a temporada 2013-2014, o Colón lançou um uniforme muito bonito, com um gradiente mais moderno tendo uma cor escura partindo para um tom vermelho. Nas mangas está o preto com faixas vermelhas no final, as cores do time.
Ferro Carril Oeste – Primera B Nacional
Para a temporada 2015-2016, a KDY lançou um uniforme de uma beleza admirável. O Ferro Carril é um dos clubes mais tradicionais do país, mas após uma grande decadência, o clube acabou com o descenso para a segunda divisão do país e nunca mais se firmou na elite. É duas vezes campeão argentino.
A camisa trazia a tradicional cor verde em dois diferentes tons. O que chama a atenção na camisa é o design dela, as tonalidades entrelaçadas no meio do manto são lindas e deixa um toque de beleza e simplicidade sensacional.
Tigre – Primera División
O Tigre é mais um time menos tradicional que trago nessa matéria. Sem nenhum título nacional, o Tigre tem cores muito lindas e sempre traz camisas que se destacam no campeonato argentino.
O manto lançado em 2015 tinha como predominante a cor azul, esse tom magnífico que só o Tigre tem. Mas o principal destaque deste uniforme era a face de um tigre estampada na camisa, uma sacada sensacional de quem desenhou o manto, assim fazendo novamente mais um uniforme de destaque no país. A faixa vermelha na barriga mantém o clássico que sempre vemos nos uniformes do clube.
Defensores de Belgrano – Primera B Metropolitana
O Defensores de Belgrano é um clube nada conhecido, joga atualmente a terceira divisão argentina, mas já participou da elite do futebol nacional, entre os anos 1960 e 1970.
Sem muita fama, o modesto clube argentino lançou em 2015 uma camisa que chama atenção e ganha muito destaque. Um uniforme predominantemente preto junto da estampa de um dragão, mascote e apelido do clube.
Veja uma galeria com as camisas citadas: