Maneiras econômicas de implementar o rastreamento por GPS em pequenas empresas

maneiras-economicas-de-implementar-o-rastreamento-por-gps-em-pequenas-empresas-futebol-latino
Foto: Mike Bird/Pexels

O GPS é uma tecnológia que opera via satélite que permite rastrear um objeto ou uma pessoa. Ela fornece informações sobre localização, quando chegou ali e o quão rápido está se movendo.

Os dispositivos de rastreamento por GPS podem registrar as horas de trabalho dos funcionários, garantindo a conformidade com as leis trabalhistas e simplificando os procedimentos da folha de pagamento. Eles também podem reduzir o tempo desperdiçado, melhorando a produtividade e aumentando a produção.

1. Implementação

A otimização dos processos comerciais e a incorporação do rastreamento GPS de pequenas empresas nas operações diárias podem aumentar a produtividade e a lucratividade. No entanto, a implementação de um sistema vai além da simples instalação de dispositivos GPS e software. É preciso garantir que os funcionários entendam como usar o equipamento e oferecer um treinamento abrangente. Também pode ser necessário abordar questões legais e de privacidade relacionadas ao monitoramento de funcionários.

Redução dos custos operacionais

O rastreamento de frota por GPS pode ajudar a reduzir as despesas operacionais, melhorando a eficiência e reduzindo as despesas de manutenção. Por exemplo, o uso de dados de localização de veículos para detectar o uso não autorizado de veículos pode evitar roubos. Além disso, os alertas sobre longos períodos de inatividade e desvios de rota podem reduzir o desperdício de combustível.

O rastreamento por GPS também pode ajudá-lo a melhorar a comunicação com o cliente, fornecendo um ETA (Estimated Time Arrival, sigla para Previsão do Tempo de Chegada) preciso. Isso ajuda a reduzir a ansiedade do cliente e pode aumentar tanto a fidelidade como a satisfação do cliente. Além disso, as soluções de GPS, como o Samsara, podem permitir que você compartilhe links de rastreamento em tempo real com os clientes para que eles possam acompanhar o status da entrega do pedido. Isso elimina a necessidade de inúmeras chamadas entre seus motoristas e clientes.

2. Integração

As pequenas empresas podem simplificar os procedimentos e obter dados confiáveis na integração do rastreamento por GPS aos sistemas atuais de gerenciamento ou despacho de frota. Isso permite a transferência automática de dados entre os sistemas, diminuindo os erros e a entrada inconsistente de dados.

O rastreamento por GPS ajuda a reduzir os custos de combustível, identificando o tempo desperdiçado e orientando os motoristas sobre como aumentar a eficiência. Além disso, ele permite uma melhor programação de manutenção para minimizar o tempo de inatividade do veículo. Logo, essas reduções de custo aumentam o número de clientes que podem ser atendidos, levando ao aumento de receita.

Para garantir que o sistema permaneça eficaz, é importante designar uma pessoa que possa supervisionar todos os aspectos do sistema GPS. Esse indivíduo será responsável pelo treinamento da equipe, monitoramento de veículos e ativos bem como a análise e divulgação de relatórios. Ele também ajudará a comunicar as práticas recomendadas e as atualizações do sistema. O ideal é que essa função inclua um gerente ou outro funcionário de nível sênior que conheça bem a tecnologia. Isso garante que a empresa possa receber o valor total de seu investimento em rastreamento por GPS.

maneiras-economicas-de-implementar-o-rastreamento-por-gps-em-pequenas-empresas-interna-futebol-latino
Foto: Narcis Ciocan/Pixabay

3. Treinamento

Muitas pequenas empresas sofrem com o remorso de fazer tal compra quando não conseguem estabelecer a estrutura adequada para operar seu sistema de rastreamento de veículos por GPS. Por isso, designe uma pessoa para aprender o sistema, monitorar veículos e ativos, programar relatórios e analisar dados. Essa pessoa também deve fazer a ligação com a gerência interna, os motoristas e o fornecedor de GPS.

Os recursos de monitoramento de motoristas de um sistema de rastreamento GPS permitem que os proprietários de empresas identifiquem comportamentos imprudentes de direção como frenagem brusca, marcha lenta excessiva e desvio de rota. Esses alertas podem ajudar a melhorar a eficiência e a segurança, além de reduzir o desperdício de combustível.

Os sistemas de rastreamento por GPS também permitem que as empresas otimizem os procedimentos de alocação de trabalho e aumentem a produtividade por meio do monitoramento em tempo real da localização de veículos e equipamentos. Isso aumenta a satisfação do cliente e reduz os custos burocráticos como comprovante de entrega e outras tarefas administrativas. Além disso, as empresas podem analisar e compartilhar dados com outros sistemas para aumentar a eficácia operacional e o atendimento ao cliente. Portanto, a tecnologia GPS é um recurso inestimável para pequenas empresas que buscam maximizar os lucros e minimizar as despesas.

4. Manutenção

As empresas podem economizar uma quantia considerável com um sistema de rastreamento por GPS. Esses sistemas podem reduzir os custos operacionais por meio de gerenciamento e logística aprimorados, redução do consumo de combustível (monitorando a troca de marcha, mantendo os veículos em ótimas condições e planejando rotas melhores), menos avarias e divisão de trabalho mais preciso.

O rastreamento também pode aumentar a segurança dos funcionários, pois oferece visibilidade do deslocamento e da localização dos funcionários. Isso permite que as empresas identifiquem comportamentos de direção arriscados, como excesso de velocidade ou marcha lenta excessiva, e auxilie na correção. Além disso, também pode garantir que os funcionários sigam a política da empresa em relação a paradas e desvios não autorizados.

Para manter o sistema funcionando sem problemas, as empresas devem instruir continuamente os funcionários sobre como ele funciona e seus benefícios. A melhor maneira de fazer isso é oferecer sessões de treinamento de fácil acesso e comunicar as atualizações do sistema e as práticas recomendadas para garantir que a equipe permaneça informada e envolvida. Isso também ajudará a incentivar a responsabilidade e a promover um comportamento positivo.

Por fim, o rastreamento por GPS pode reduzir as despesas com mão de obra ao fornecer dados dos horários de início e término dos turnos e eliminar a necessidade de verificar manualmente as tradicionais planilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023