Para exaltar o uso do esporte e de seu prestígio como forma de transformação social, a FIFA criou para a atual edição do Bola de Ouro o Prêmio Sócrates, homenageando o histórico ex-jogador brasileiro com papel fundamental dentro e fora das quatro linhas que faleceu em 2011.
Leia mais: Técnico do Tottenham dá boa notícia sobre situação de Richarlison
Lenda do Real Madrid, Fernando Hierro é anunciado por clube da América
O prêmio, entregue nesta segunda-feira (17) no Teatro de Chatelet, em Paris, conta com a parceria da organização monegasca Peace and Sport, responsável pelo incentivo e divulgação de ações sociais e ambientais movidas por atletas e ex-atletas de elite.
E o vencedor da premiação a qual foi entregue pelo irmão de Sócrates, o também ex-jogador Raí, foi o senegalês Sadio Mané, atleta nos últimos anos do Liverpool e que trocou de clube na Europa para o Bayern de Munique.
A história de Mané é marcada, desde o momento em que ganhou maior projeção no cenário mundial, por iniciativas de auxílio nos mais diferentes setores sociais, econômicos e de apoio a prática de esportes na vila de Bambali, local onde nasceu e que fica distante quase 400 quilômetros da capital de Senegal, Dacar.