Uma denuncia de caráter extremamente grave sobre manipulação de resultados no país foi feita pelo presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Fernando Costa, em entrevista coletiva.
Leia mais: Veja quando foi a última vitória por cinco gols de diferença do Deportivo Pereira
Eliminado da Sula, técnico do Estudiantes fala em coletiva: “Estou orgulhoso”
Segundo a principal figura gerencial da FBF, informações chegaram até ele de uma rede ampla envolvendo diversas figuras entre jogadores, treinadores, árbitros e até mesmo dirigentes de clubes da primeira divisão nacional e também de disputantes da Copa Simón Bolívar, o segundo escalão.
Evitando maiores detalhes como, por exemplo, quais jogos estariam mais especificamente sob análise, Fernando Costa disse que já estabeleceu contato com o presidente da Futebolistas Agremiados da Bolívia (Fabol), Erwin Romero, para que punições severas sejam aplicadas aos atletas envolvidos em caso das suspeitas de confirmarem.
A amplitude da contaminação do Campeonato Boliviano é tamanha que a paralisação do torneio enquanto se desenvolvem investigações mais profundas sobre o caso será colocada em pauta no próximo dia 5 de setembro. Na data em questão, representantes dos 17 clubes que disputam à elite nacional farão uma reunião em caráter emergencial, na sede da Federação Boliviana, para discutir de maneira mais detalhada o tema. Sendo que, diante das circunstâncias, a suspensão da disputa não está descartada.
Habitualmente, não existe obrigatoriedade da presença de representantes envolvendo todos os clubes da primeira divisão em reuniões ordinárias. Porém, nesta oportunidade, a FBF irá custear tanto o transporte como a hospedagem de todos os representantes, evitando qualquer argumentação no sentido de falta de condições orçamentárias para o devido comparecimento.