*Por Vinicius Fernandes Batista
Na noite desta sexta-feira (16), duas partidas abriram a quinta rodada do Torneo Apertura da Liga BBVA MX, nome oficial do campeonato mexicano, e em ambas o time da casa saiu de campo derrotado.
Leia mais: LDU Quito bate Barcelona de Guayaquil, na abertura da rodada no Equador
Patriotas Boyacá goleia Envigado e assume ponta provisória da Liga Águila II
No Estadio Cuauhtémoc, na cidade de Puebla, o Pachuca não tomou conhecimento do Puebla e aplicou uma goleada pelo placar de 4 a 0. Víctor Guzmán inaugurou o marcador logo aos sete minutos. Daniel Arreola poderia ter empatado aos 23, mas teve sua cobrança de pênalti defendida pelo argentino Rodrigo Rey. Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 51, Jorge Hernández ampliou, em chute de fora da área. Depois do intervalo, o equatoriano Romario Ibarra, aos oito minutos, fez o seu primeiro gol em solo mexicano, o terceiro dos Tuzos de Palermo, que fecharam a conta através de Luis Chávez, pondo fim a uma sequência de 13 jogos consecutivos sem ganhar como visitantes e conseguindo o primeiro triunfo no campeonato.
No Estadio Jalisco, em Guadalajara, o Atlas foi superado pelo Cruz Azul: 1 x 3. Orbelín Pineda, aproveitando assistência do argentino Milton Caraglio, abriu o placar aos 26 minutos. Os visitantes ampliaram nos acréscimos da primeira etapa, aos 48, em passe de Alexei Aldrete para Caraglio, que não perdoou, de cabeça. No segundo tempo, mais um de Caraglio, aos três minutos, em cobrança de pênalti. O colombiano Jorge Segura fez o gol de honra dos mandantes, aos 26, após receber do paraguaio Osvaldo Martínez.
Com estes resultados, o Atlas segue em quinto lugar, com nove pontos ganhos, o Cruz Azul subiu para sexto, com oito, o Pachuca saltou para a 13ª posição, com quatro, e o Puebla segue dividindo a lanterna com Toluca e Veracruz, todos com apenas um ponto somado.