Um país que atravessa o continente, de comportamento caloroso e amplamente apaixonado pelo futebol. Poderíamos tranquilamente estar falando do Brasil, mas o entrevistado com exclusividade pelo Futebol Latino, o zagueiro Luccas Claro, joga na Turquia. Mais precisamente, com a camisa do Eyupspor.
Leia mais: A ‘traumática’ experiência de Quique Setién fora do futebol espanhol
Jornalista faz alerta sobre situação de James Rodríguez na Colômbia
Atuar em território turco não é novidade para quem conta, no currículo, com a passagem entre 2016 e 2018 pelo Gençlerbirligi. Todavia, ele reconhece que os ‘atalhos’ do campo e a vivência no aspecto social e cultural estão mais nítidos no atual ciclo.
Por falar em currículo, o jogador de equipes como Coritiba e Fluminense reconhece que, quando se fala em Brasil, a comparação é difícil de ser realizada. Nesse sentido, mesmo com o seu apreço pela Turquia, a ‘fonte’ de atletas conterrâneos é elemento diferencial na análise do futebol brasileiro.
Com um gol e duas assistências, Luccas Claro se aproxima de sua temporada com maior contribuição ofensiva. De acordo com sua análise, o caráter de cobrança e dimensão da importância desse quesito são colocados como os principais motivos da crescente. Principalmente, em jogos onde os detalhes podem significar a obtenção (ou não) do resultado positivo.
Luccas também falou sobre lidar com a pressão de sustentar a liderança de um torneio e conter a ansiedade na busca pelo objetivo maior. Atualmente, com 64 pontos, o Eyupspor tem oito unidades de distância para o vice-líder, Goztepe. Logo, caminha a passos largos tanto para o acesso como visando o título da segunda divisão nacional restando sete rodadas para o fim.
Confira o bate-papo com o zagueiro Luccas Claro
Na sua quinta temporada na Turquia, o que você destacaria como maior ponto de vantagem e maior ponto de desvantagem em relação ao futebol brasileiro?
Você caminha para sua temporada com mais participações em gols. Ao que você atribui isso?
Como tem sido o trabalho psicológico para se manter concentrado na busca para manter a liderança da segunda divisão nacional?
Do Luccas Claro que jogou em 2016 no Gençlerbirligi para a atualidade, qual foi sua grande mudança?
Estando na reta final de temporada, como está sua situação contratual? Existe alguma conversa por renovação ou algo nesse sentido?