bonus de cadastro

Libertadores: os detalhes da final entre Flamengo e Athletico-PR

Estadio-Monumental-Isidro-Romero-barcelona-de-guayaquil-Futebol-Latino-22-09
Foto: Divulgação/Barcelona de Guayaquil

*Por Agência Conversion

Flamengo e Athletico-PR se enfrentam na grande final da Libertadores 2022, em Guayaquil, no Equador, às 17h (de Brasília) do próximo sábado (29). Com isso os últimos detalhes do confronto estão definidos para o confronto onde o rubro-negro carioca disputa o terceiro título da competição continental enquanto o rubro-negro paranaense vai em busca de sua primeira taça.

Leia mais: Psicóloga analisa comportamento do torcedor na Copa do Mundo
Atacante ex-Bahia, Marcelo Ryan comemora acesso no Japão

Essa será a terceira final consecutiva entre times brasileiros e a quinta na história do torneio. As outras foram em 2005 (São Paulo batendo o Athletico-PR, 2006 (Internacional vencendo o São Paulo), 2020 (Palmeiras superando o Santos) e em 2021, oportunidade que o Palmeiras ganhou do Flamengo. A decisão será em jogo único, no estádio Monumental Isidro Romero, com prorrogação e pênaltis em caso de empate nos 90 minutos regulamentares.

Na madrugada do último dia 15 de outubro, a cidade equatoriana passou por um terremoto, segundo o Instituto Geofísico (IG). O tremor de magnitude 5.1, sentido na costa do país, criou rumores de que a sede poderia mudar, algo que foi prontamente desmentido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Público e ingressos

A expectativa é de que pelo menos 40 mil torcedores estejam presentes. Até agora, foram vendidos cerca de 30 mil ingressos sendo que metade foi vendida para os torcedores dos dois clubes – 13.600 para a torcida do Flamengo e menos de 1.500 para o Athletico. Outros 15 mil foram para o público local. No total, o estádio que abriga a decisão da Libertadores nesta temporada tem 47 mil lugares.

Premiação

O campeão vai levar o prêmio de 16 milhões de dólares, cerca de R$ 85 milhões no câmbio atual, e o vice embolsará 6 milhões de dólares – R$ 32 milhões. Os valores da final e das outras fases da competição foram aumentados em relação aos últimos anos, mantendo a política da atual gestão da Conmebol em exaltar sua principal competição de clubes.

Arbitragem

A equipe de árbitros de campo é formada por argentinos. O principal será Patricio Loustau, árbitro da FIFA que já tem uma final de Libertadores no currículo. Em 2020, ele apitou o duelo entre Palmeiras e Santos, no Maracanã. Nesta edição, o argentino conduziu o primeiro jogo das quartas de final entre Corinthians e Flamengo, em São Paulo, com vitória do time carioca por 2 a 0.

BANNER IN TEXTLEGEND PLAY MEDIA BR

Os times

Depois das idas do presidente Rodolfo Landim e do supervisor do clube a Guayaquil, o Flamengo está com a logística e a estrutura definidas para a final. O voo que levou a delegação do clube durou seis horas e foi direto para Guayaquil, já que separou poltronas para a troca da tripulação. O embarque aconteceu na manhã de quarta-feira (26).

O Flamengo acredita que os jogadores terão uma estrutura melhor em Guayaquil do que a que tiveram na última final, em Montevidéu, no Uruguai, com hotel e instalações para treinos bem equipados. A equipe utilizará o estádio do Emelec para realizar dois treinamentos, na quinta e na sexta, e a expectativa é que as condições do gramado estejam boas, pois a preparação do campo está sendo feita – inclusive, com cortadores de grama – mesmo que o Emelec não tenha deixado de usá-lo para seus jogos.

O Athletico-PR também embarcou para Guayaquil na manhã de quarta-feira (26). O voo, com atletas, comissão técnica e staff, fez uma parada para abastecimento em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e chegou à tarde. O grupo do Furacão fará dois treinos no estádio multiuso Christian Benitez Betancourt, antes da decisão. Na sexta-feira (28), o elenco fará um reconhecimento do gramado do Monumental, palco da final.

A chegada em Curitiba está programada para a manhã de domingo (30). O clube preparou o evento “Furacão Fest”, na Arena da Baixada, para torcedores assistirem à finalíssima em quatro telões gigantes, com sistema de som reforçado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023