* Por Roberto Junior
Independiente Del Valle e Nacional-URU jogaram hoje (25) pelo jogo de ida das oitavas da Libertadores. Apesar do empate sem gols, os mandantes saíram de campo com um gosto amargo já que teve tamanha superioridade no jogo no Equador.
Leia mais
Palmeiras vence e abre boa vantagem contra o Delfín
Com o resultado, qualquer empate por gols no Uruguai vai classificar do Del Valle. Já o Nacional vai precisar vencer se quiser avançar às quartas de final da Libertadores. Caso o placar se repita, a partida vai para os pênaltis.
PRIMEIRO TEMPO DOMINANTE DO DEL VALLE
Del Valle começou partindo para cima do Nacional. Com menos de 10 minutos de jogo, a equipe de Miguel Ángel Ramirez já tinha mais de 70% de posse de bola e algumas chegadas com perigo.
Os equatorianos simplesmente massacraram os uruguaios, que ficavam totalmente recuados marcando as jogadas do Del Valle. Após uma boa trama, aos 16 minutos, Ortiz só não marcou porque Roche salvou o Nacional. Com a maior parte do jogo com uma tática reativa, os Tricolores só tiveram uma chance aos 25 minutos, quando o arremate de fora da área passou por cima.
Em resumo, o Nacional não levou o gol nos 45 minutos iniciais por sorte, já que os mandantes dominaram e tiveram mais chances de abrir o placar.
DEL VALLE SEGUIU PRESSIONANDO NO SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Independiente Del Valle continuou pressionando, mas os erros no último passe seguiam atormentando a equipe equatoriana. Próximo aos 15 minutos, o árbitro marcou um pênalti para os mandantes após ele inicialmente ver um toque de mão. Mas o VAR entrou em ação e o juiz voltou atrás.
O Nacional continuava com o ritmo do primeiro tempo. Estava mais atrás, mas quando atacava tinha perigo. Em um arremate de fora da área, Martinez obrigou Jorge Pinos a se esticar para evitar o gol. Em resposta imediata, o Del Valle atacou pela direita, Ortiz recebeu um cruzamento e viu o zagueiro do Nacional tirar de cabeça em cima da linha.
Aos 45 minutos, Guerrero recebeu na área e teve mais uma ótima oportunidade de marcar. Porém foi mais um a não aproveitar a chance para o Del Valle. O dia realmente não foi dos equatorianos, que não conseguiram marcar até os cinco minutos acrescidos pelo árbitro e só empatou nas oitavas da Libertadores.