Em Assunção, o Libertad mediu forças contra os bolivianos do Jorge Wilstermann pelo jogo de ida das oitavas da Libertadores. Os paraguaios venceram os rivais por 3 a 1, onde brilhou a estrela do garoto Julio Enciso, e agora levam a vantagem do empate na altitude de Cochabamba.
Leia mais
Libertadores: Del Valle desperdiça inúmeras chances e só empata com Nacional-URU
No duelo de volta, que acontece na próxima semana, caso o Jorge Wilstermann vença por 2 a 0, a equipe avançará e nas quartas de finais da Libertadores pode enfrentar o Palmeiras, que venceu o Delfin fora de casa por 3 a 1.
Já os paraguaios, mais confortáveis, podem empatar ou perder por até 1 a 0 que se classificará na Libertadores.
PRIMEIRO TEMPO TOTAL DO LIBERTAD
Jogando em casa, o Libertad propôs melhor o jogo e conseguiu trabalhar bem mais a bola do que o Wilstermann. A prova disso foram os quase 70% de posse que os mandantes conseguiram ter até os 30 minutos do primeiro tempo.
Apesar do domínio do Libertad, o primeiro tempo não nenhuma grande chance que assustasse o goleiro do Jorge Wilstermann. As poucas oportunidades dos bolivianos no ataque também não fez com que Martin Silva trabalhasse no duelo.
Resumidamente, o Libertad buscou com a bola no chão e em algumas jogadas aéreas nos 45 minutos iniciais furar a bairreira boliviana. Mas nenhuma chance real de gol foi provocada pelos paraguaios. O Wilstermann encontrou dificuldades para repetir a mesma tática do adversário de trabalhar a bola, porém se mostrou confortável em manter o placar igual até a ida para o intervalo e priorizou a defesa.
NO SEGUNDO TEMPO BRILHOU A ESTRELA DA JUVENTUDE E DA EXPERIÊNCIA
O Libertad colocou Julio Enciso, de 16 anos, na volta do intervalo e a estrela do garoto brilhou no primeiro giro do ponteiro. Ele recebeu a bola, pedalou e partiu para cima dos adversários. Abriu para a perna direita e marcou contando com desvio no caminho. Toda pressão dos paraguaios no primeiro tempo foi compensada no início do segundo.
Aos oito minutos, o Óscar Cardozo aproveitou um passe de cabeça após levantamento de bola na área e nem teve trabalho para empurrar a bola para o fundo das redes. Mas a analise do VAR, que durou cinco minutos, acusou que o experiente atacante estava milímetros à frente e o tento foi anulado.
Mas Cardozo é insistente e marcou novamente. E agora valeu. Montero tentou tocar para o goleiro, mas foi fraco e ele entregou totalmente o ouro para o camisa 9, que driblou o goleiro e quase em cima da linha marcou o segundo.
Mesmo reativo na partida, o Jorge Wilstermann diminuiu o placar pouco tempo mais tarde. Humberto Osório, que havia entrado no decorrer da partida, aproveitou cruzamento e cabeceou para fazer o 2 a 1.
A situação do Wilstermann se complicou depois que o lateral Benegas foi expulso. Com um a mais, o Libertad se aproveitou da situação e viu mais um que saiu do banco marcar. O argentino Ramirez recebeu o cruzamento, dominou e conseguiu fazer o terceiro para o Libertad, dando assim números finais.