*Por Gustavo de Moraes
Libertad e Palestino jogaram nesta quinta-feira (22) pela primeira rodada da Sul-Americana. Com uma superioridade numérica e jogando em casa, o Libertad aproveitou as chances que teve e venceu a equipe chilena por 2 a 0. O confronto foi realizado no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção, no Paraguai.
Leia mais:
Libertadores: com muita tranquilidade, Atlético Nacional vence Católica
Estreia em grande estilo! Grêmio vence o La Equidad pela Sul-Americana
Calendário
Pela próxima rodada, o líder do grupo F vai para a Argentina enfrentar o Newell’s Old Boys para tentar manter a sua liderança, levando em consideração que o Newell’s Old Boys já foi a campo e empatou com o Atlético Goianiense. Portanto, o Palestino é o lanterna da chave e vai jogar a próxima partida em sua casa contra a equipe tupiniquim. As duas partidas do mesmo grupo vão acontecer na próxima quinta-feira (29).
Primeiro tempo
O começo da partida se iniciou com bastante posse de bola a favor da equipe mandante mas sem muitas movimentações e criatividades do time local. O Palestino, tentava aproveitar os espaços que o Libertad deixava nas beiradas do campo, principalmente pelo lado esquerdo com o seu atacante de ponta Jonathan Benitez. Mas, o lance mais perigoso da primeira etapa foi evidentemente feito pela a equipe paraguaia. Após uma bola lançada próxima ao meio da área, Antonio Bareiro subiu e cabeceou, mas não conseguiu obter sucessos. Ambas as equipes saíram sem outras grandes chances para abrir o placar.
Segundo tempo
Na última etapa o jogou tomou outro rumo. Nos primeiros minutos do recomeço da partida, aos 10 minutos de forma mais especifica, o volante da equipe chilena tomou seu segundo cartão amarelo e foi embora mais cedo da partida. Agustin Farías, fez uma falta no meio de campo e acabou sendo expulso, desta forma, prejudicando a equipe visitante. Logo após a expulsão se viu um Libertad mais agressivo no jogo principalmente pela superioridade numérica. Mas, a transação de jogadas eram lentas e o clube paraguaio não estava conseguindo aproveitar a expulsão do clube adversário.
Tudo mudou quando o técnico argentino Daniel Garnero, fez suas alterações. Colocando Bogarin e Ovideo. E, foram essas alterações que mudaram o rumo da partida. Rodrigo Bogarin, chutou a bola de rasteira na ponta esquerda do campo e tirou do goleiro adversário. Aos 25 minutos, pouco tempo depois do primeiro gol, Alfo Oviedo também mostrou que o professor teve uma boa escolha. Ovideo finalizou dentro da área adversária e ampliou o placar. Após os dois gols da equipe paraguaia, foi ataque contra defesa. O Palestino recuou ainda mais sua equipe e conseguiu não sofrer mais gols.