Legado do futebol brasileiro: uma viagem pela história

legado-do-futebol-brasileiro-uma-viagem-pela-historia-Futebol-Latino
Foto: Divulgação/CBF

O futebol tem uma importância ímpar no Brasil. Durante anos, o esporte cativou os corações de seu povo e conquistou um lugar de absoluto destaque na cultura da nação. Com uma longa história de sucesso no cenário internacional, o Brasil é uma potência no mundo do futebol.

A Seleção Brasileira ganhou cinco títulos da Copa do Mundo, além de ser o único país a ter participado em todas as edições. Além disso, a sala de troféus inclui oito títulos da Copa América e quatro taças da extinta Copa das Confederações.

O início da história do futebol brasileiro

Em 1914, foi criada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na época, chamada ainda de Federação Brasileira de Sports (FBS). Por conta da centralização do esporte no país, a primeira representação da Seleção era composta apenas por jogadores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tendo disputado, nesse mesmo ano, o seu primeiro jogo oficial: um amistoso contra o Exeter City (Inglaterra) o qual o Brasil venceu por 2 a 0.

Em 1919, o Brasil alcançou sua primeira grande vitória ao vencer o Campeonato Sul-Americano (mais tarde conhecido como Copa América) contra o Uruguai. Em 1922, a equipa conseguiu outro triunfo, com uma vitória controversa por 3 a 0, sobre o Paraguai. Ambos os campeonatos foram disputados no Brasil.

Após o sucesso de 1922, o Brasil ficou 27 anos sem ganhar nenhum título importante, inclupindo as três primeiras edições da Copa do Mundo em 1930, 1934 e 1938. Embora o Brasil tenha perdido o seu primeiro jogo de Copa do Mundo contra a Iugoslávia (hoje desmembrada em seis países), em 1930, redimiu-se com uma vitória de 4 a 0 sobre a Bolívia.

Na Copa do Mundo de 1938, o Brasil foi a única seleção sul-americana a participar, já que outras nações estavam insatisfeitas com a realização do torneio na Europa pela segunda vez consecutiva. Foi o melhor desempenho do Brasil até então, pois derrotou a Polónia e a Checoslováquia (hoje separados entre Repúblia Tcheca e Eslováquia), mas perdeu para a Itália, por 2 a 1, na semifinal. O jejum de títulos terminou somente em 1949, quando o país conquistou mais um Sul-Americano, em casa.

Em 1950, o Brasil teve a oportunidade de organizar a Copa do Mundo. O Brasil mostrou um desempenho impressionante ao derrotar a Suécia por 7 a 1 e a Espanha, por 6 a 1. Precisando apenas de um empate contra o Uruguai, na final, o Brasil já era considerado o campeão antes mesmo do início do jogo. No entanto, o Uruguai conseguiu uma reviravolta e venceu por 2 a 1. Esta derrota, conhecida como o ‘Maracanazo’, levou a uma verdadeira reformulação da seleção nacional. Com direito, aliás, a alteração de cores para o agora familiar amarelo, azul e verde.

Na Copa do Mundo de 1954, o recém-rejuvenescido Brasil chegou as quartas de final. Ainda assim, a equipe sofreu uma derrota por 4 a 2 para a favorita do torneio, Hungria, em partida que é lembrada pela conduta violenta dentro e fora do campo.

Em fase de modernização

O mundo do futebol brasileiro se modernizou, refletindo o amor apaixonado do país pelo esporte. Com a evolução do futebol, também evoluiu a forma como os fãs se envolvem com o desporte. Consequentemente, um aspecto desta modernização tem sido o elevado interesse nas apostas esportivas.

A Sportsbet_io tem desempenhado um papel importante na elevação do futebol brasileiro, apoiando os clubes. A plataforma também promove o jogo responsável e melhora a experiência do torcedor. Através de acordos de patrocínio, a Sportsbet.io tem fornecido recursos financeiros aos clubes, permitindo que eles possam investir no desenvolvimento dos jogadores e demais elementos estruturais para o fortalecimento do esporte.

A CBF também teve um papel importante na modernização da paixão do país pelo futebol. Desde a fundação, o objetivo da federação sempre foi incentivar a prática do futebol para todos os brasileiros. Atualmente, a CBF organiza dois eventos esportivos nacionais: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

A entidade máxima do futebol brasileiro comemorou recentemente seus 109 anos de história. Ednaldo Rodrigues, o primeiro presidente negro e nordestino na história da CBF, tem implementado ativamente uma abordagem anti-discriminatória, tornando a CBF a primeira federação a incluir sanções esportivas para o racismo no futebol brasileiro.

Além disso, a atual gestão tem notoriamente investido mais no futebol feminino para combater a injustiça histórica. Em 2023, no Dia Internacional da Mulher, Rodrigues assinou o regulamento do futebol misto, dando um passo na direção de equalizar a prática do esporte, seja no aspecto recreativo ou de cunho profissional, entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023