*Denis Santos
Na altitude de Quito, a LDU venceu o Olimpia por 3 a 1 na partida de ida da Libertadores 2019. Agora, os paraguaios precisam vencer por dois a zero ou mais para se classificar. Os equatorianos passam de fase com um empate ou perdendo por um gol de diferença.
Leia Mais: River Plate pressiona, perde pênalti nos acréscimos e empata com o Cruzeiro
Zulia abre vantagem contra o Sporting Cristal na Copa Sul-Americana
O jogo de volta será realizado no dia 30 de julho, próxima terça-feira, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.
A partida
Ambas as equipes entraram em campo defendendo uma invencibilidade nesta edição da Libertadores: a LDU venceu todos os jogos em casa, e o Olimpia não perdeu fora de seus domínios.
E com a altitude a seu favor, os equatorianos não quiseram saber e foram para cima dos paraguaios. E a pressão inicial não demorou a redundar em gol. Aos 11 minutos, Orejuela faz bela jogada e passa para Ayoví abrir o marcador, 1 a 0 LDU.
A LDU continuou mandando no jogo, mas pecava na hora do último passe e perdia a chance de ampliar.
E quem não faz toma! Cruzamento na área, Camacho cabeia na trave, mas no rebote Alejandro Silva marca. Só que o VAR anulou o gol de empate do Decano.
Mesmo com o gol anulado, os paraguaios melhoraram na partida e começaram a criar boas jogadas. Mas os equatorianos continuavam perigosos e por pouco não marcaram no final da primeira etapa. Jhojan Julio invade a área em velocidade e cruza, Alejandro Julio não alcança e desperdiça boa chance.
No segundo tempo, a LDU começou a mil por hora. Ayoví cruzou da direita, Aguirre foi mais esperto que a defesa do Decano e marcou o segundo gol. Só que o VAR pegou uma irregularidade e anulou.
O Olimpia foi para cima e conseguiu logo o empate. Rojas recebe de Gabbarini e acerta um lindo chute no canto do goleiro da LDU: 1 a 1.
O Decano se animou e começou a ser mais perigoso, mas os equatorianos eram implacáveis no ataque. Anderson Julio cruza rasteiro, Jhojan Julio aproveitou o passe e marcou, 2 a 1.
O Olimpia foi para cima desesperado em busca do empate, e a LDU aproveitou e matou o jogo. Após cobrança de falta,
Aguirre recebeu o passe e acertou um chute lindo para marcar o terceiro dos equatorianos e fechar o caixão dos paraguaios. Placar final: 3 a 1 para LDU.