Além da boa campanha na Copa Libertadores estando no difícil grupo com River Plate, São Paulo e Binacional, a LDU vive estado de graça também na LigaPro, estando muito próxima de ficar com o título do primeiro turno e vaga direta na fase final pela conquista nacional.
Leia mais: Após jogar com o Flamengo, Barcelona não registrou casos de Covid-19
Colômbia discute a possibilidade de ter torcida em jogo contra o Uruguai
Jogando como visitante frente ao Técnico Universitario no último sábado (26), a equipe do uruguaio Pablo Repetto foi impiedosa e aplicou 5 a 0 usando escalação bem parecida com o do triunfo por 4 a 2 sobre o São Paulo.
Aos seis minutos de jogo, Adolfo Muñoz abriu a contagem para o time equatoriano e contou com um importante fato para que o desequilíbrio pesasse favoravelmente ao clube da capital: a expulsão de Henry Patta aos 33 minutos de partida.
Depois disso, o caminho ficou “livre” para que Billy Arce, Sornoza e Cristian Borja (duas vezes) construíssem o marcador largo que coloca o time com 32 pontos na ponta.
Além desse resultado, a Liga também foi beneficiada pelo empate em 1 a 1 no duelo entre o segundo e o terceiro colocados Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil. Luis Segovia marcou o tento da IDV enquanto o Ídolo deixou tudo igualado com Jonatan Álvez.
Agora, a competição irá para a última rodada da etapa em questão com a LDU precisando apenas empatar para se sagrar campeão do primeiro turno. Ao clube de Sangolquí, que tem 29 unidades, só resta vencer e torcer por um revés dos Blancos para superar o oponente nos critérios de desempate.
Como o Independiente del Valle tem saldo de 12 contra 14 da Liga, mesmo uma vitória simples e uma derrota simples da Liga, algo que igualaria as condições, seria favorável ao time de Miguel Ángel Ramírez pelos gols marcados. Atualmente, o Independiente fez 33 contra 27 da LDU.