Amanhã às 5h da manhã começarão as disputas válidas pelas oitavas de final do Mundial Sub-20 e, no que se refere ao histórico do torneio, um fator é capaz de unir todas as seleções da América Latina em um mesmo grupo.
Leia mais: Mundial Sub-20: Venezuela quer fazer história contra o Japão
Eduardo Vargas pode ser suspenso por atitude antidesportiva
Isso porque, no currículo de Costa Rica, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela não consta nenhuma conquista da competição que acontece desde 1978. Maior vencedora do torneio com seis títulos, a Argentina acabou caindo na primeira fase.
Os que estiveram mais próximos dessa glória entre os classificados a fase eliminatória na edição de 2017 foram os mexicanos e os uruguaios. Enquanto a Tri ficou com o vice-campeonato em 1978 perdendo nos pênaltis para a ex-União Soviética, a equipe charrua ficou em segundo lugar nos anos de 1997 (derrota para a Argentina por 2 a 1) e 2013 (revés nas penalidades para a França).
Tendo apenas duas participações na história do torneio, a Venezuela é a seleção que já pode se orgulhar de ter alcançado sua melhor participação histórica. No ano de 2009, a Vinotinto parou diante dos Emirados Árabes Unidos.