O Observatório do Futebol (CIES) compôs uma lista com os melhores laterais do planeta sob uma ótica específica. Mais precisamente, de jogadores que não disputam um dos cinco campeonatos nacionais mais importantes do mundo: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Nesse sentido, o futebol brasileiro se coloca como uma das ligas com número considerável de representantes.
Leia mais: Começa a disputa da semifinal na Libertadores Feminina
Boca Juniors apresenta oficialmente seu novo técnico
Venicio Fernandes recebe importante prêmio na Coreia do Sul
No levantamento feito pelo CIES, a separação de laterais foi feita, além dos lados do campo, por perfil defensivo e ofensivo. Assim, no caráter de ataque, quatro figuras que atuam no Brasil figuram no Top 10, casos de Renê e Bernabei (ambos do Internacional), além de Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Cuiabano, do Botafogo. Por outro lado, em característica de maior recomposição, apenas Marçal (outra figura do Botafogo) representa o futebol brasileiro entre os dez primeiros.
O futebol da América Latina, de maneira mais abrangente, também conta com outros representantes na relação. Seja com figuras atuantes dentro do continente ou não.
Na lista dos laterais-esquerdo mais defensivos, constam também Enzo Díaz (River Plate), Renan Lodi (Al-Hilal), Julián Aude (Los Angeles Galaxy) e Matías Espinoza, do Libertad. Dentre os ofensivos, além dos já citados, estão Carlos Rotondi (Cruz Azul), Jesús Gallardo (Toluca), Luca Orellano (FC Cincinnati) e Maximilian Arfstein, do Columbus Crew.