*Por Mônica Alvernaz
Lanús e Sporting Cristal se enfrentaram na noite desta quarta, pelo confronto de ida da Copa Sul-Americana. A equipe argentina fez o dever de casa e garantiu a vitória.
Leia mais: Após Bahia ser nomeado vencedor, Vitória entra com pedido de anulação
O jogo
Aos 6 minutos, o Lanús levou perigo com Alejandro Silva, que acabou bloqueado pela zaga na tentativa de chute. Mas não demorou para que a equipe argentina.
Após passe de Lautaro Acosta, Bruno Vides chutou e viu a bola morrer dentro do gol adversário, deixando 1 a 0 no placar. A alegria durou pouco e seis minutos depois, aos 22, o Sporting Cristal chegou ao empate.
Emanuel Herrera chutou do meio da área, pra deixar 1 a 1 no Estádio La Fortaleza. Por pouco a equipe peruana não virou o placar com Gabriel Costa, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
Aos 29, o Lanús chegou ao segundo gol. Gastón Lodico passou e Lautaro Acosta finalizou no canto esquerdo do goleiro Patricio Álvarez e fez 2 a 1 no placar. Ainda deu tempo da equipe argentina chegar ao terceiro gol ainda na primeira etapa.
Após pênalti cometido por Johan Madrid, Alejandro Silva bateu e converteu para o 3 a 1 do Lanús no Sporting Cristal. O que parecia definido, tomou novos ares logo no início da segunda etapa.
Iván Marcone derrubou Gabriel dentro da área. Na cobrança do pênalti, Emanuel Herrera fez o segundo dele e deixou 3 a 2 no La Fortaleza.
A equipe peruana tentou embalar na partida, enquanto a torcida do Lanús tentava fazer valer o fator casa. Por pouco, o Sporting Cristal não empatou a partida aos 25 minutos. De fora da área, Cazulo finalizou e viu a bola sair a direita do goleiro Andrada.
Quando o Sporting Cristal era melhor no jogo, foi o Lanús que marcou mais uma vez na partida. Aos 41 minutos, após escanteio cobrado, Gonzalo Di Renzo subiu e fez 4 a 2 para a equipe argentina.
Com vantagem no placar e jogando em casa, o Lanús apenas administrou os últimos minutos para garantir a vitória no confronto de ida. As equipes voltam a se enfrentar no dia 7 de março, no Estádio Alberto Gallardo às 21h30, para definir quem segue na competição.