*Por Marco Aurélio da Silva Júnior
O Lanús fez história nas semifinais da Copa Libertadores da América. Após perder o jogo de ida por 1 x 0 para o River, o Lanús ainda saiu perdendo na volta por 2 x 0, mas com a enorme pressão da torcida e com muita raça, “Los Granates” viraram o jogo para 4 x 2 e classificaram-se para a grande final.
Leia mais: Sem tempo de lamentar, Inter visita a Luverdense no MT
Renato Gaúcho mexe no time do Grêmio para duelo contra o Flamengo
Agora, por que o Grêmio não deve contar vitória antes dos dois jogos?
-Em primeiro lugar, porque a partida de volta será no Estádio Ciudad de Lanús, La Fortaleza, um verdadeiro caldeirão no qual a pressão colocada em cima dos visitantes é enorme.
Jogando em casa, o Lanús conquistou a classificação diante do The Strongest nas oitavas, vencendo por 1 x 0. Diante do San Lorenzo, vencendo por 2 x 0 e classificando nos pênaltis por 4 x 3. E por fim, diante do River Plate, na virada histórica citada anteriormente.
-Em segundo lugar, porque o clube argentino tem no seu ataque jogadores excelentes, como por exemplo o artilheiro da Libertadores, Jose Sand, com oito gols marcados.
A dupla Jose Sand e Lautaro Acosta formam hoje a melhor dupla de ataque da Argentina.
Além também do lateral Pasquini, que além de ir bem no setor defensivo, acompanha as jogadas ofensivas da equipe somando 3 gols na Libertadores. Destaque: foi este lateral quem sofreu o pênalti que deu a classificação ao time.
-Em terceiro lugar, porque, embora os zagueiros sejam um pouco instáveis, o Lanús conta com o regular e seguro goleiro Andrada.
Com 26 anos de idade, Andrada é titular do Lanús desde 2016, após excelente temporada emprestado ao Arsenal de Sarandí.
A ótima saída de gol e o reflexo apurado fazem dele um dos melhores goleiros que atuam na América do Sul atualmente.
O Lanús também é o atual campeão argentino, goleando o San Lorenzo por 4 x 0. Neste século o clube soma os títulos do campeonato argentino de 2007 e 2016, a Supercopa Argentina de 2016, a Sul-Americana de 2013 e os vices do campeonato argentino em 2006 e 2011.
O técnico Jorge Almirón, que está nos Granates desde 2015, vem fazendo um excelente trabalho. Analisando as jogadas ofensivas, dá para perceber que Jorge as treina com frequência.
Lautaro Acosta e Jose Sand protagonizam belos gols, vindos de jogadas ensaiadas. Também não podemos esquecer de Alejandro Silva, meio-campista habilidoso e com uma visão de jogo acima da média, que participa e cria maioria das oportunidades de gol da equipe.
Enfim, a conclusão de toda essa análise é a seguinte: se o Grêmio não estudar o adversário e não entrar suficientemente atento, não irá para o Japão.