“La mano de Dios” de Maradona completa 30 anos

Reprodução: Site SporTV

*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino

Toda vez que o calendário marca 22 de junho, os argentinos tem uma lembrança especial. Nesse dia, no ano de 1986, uma partida entre Argentina e Inglaterra, pela Copa do Mundo daquele ano, entrava pra história, graças ao maior ídolo Argentina: Diego Maradona.

Leia mais: Após 3 meses no cargo, Hoyos deixa o comando do Oriente Petrolero
Meia dos Estados Unidos classifica Argentina como a atual melhor seleção do mundo

A partida entre as seleções foi pelas quartas de final da maior competição do futebol e terminou com vitória para a Argentina, que acabou se consagrando campeã daquele ano. Diante de mais de 100 mil pessoas no Estádio Azteca, um gol aos 51 minutos de jogo se tornou um triunfo histórico, consagrando o maior ídolo argentino.

No entanto, a polêmica envolvendo o gol de Maradona reflete comentários até hoje, 30 anos depois do acontecimento. O gol argentino ficou conhecido como “la mano de Dios”, já que para balançar as redes inglesas Maradona contou com a ajuda da mão, o que acabou passando pelo juíz, que validou o gol argentino.

Em 2002, uma pesquisa realizada pela FIFA para eleger o gol do século teve como resultado “la mano de Dios”. Com mais de 300 mil votos, o gol de Maradona diante da Inglaterra na Copa de 1986 foi eleito o gol do século.

O gol foi tão comemorado, pois sem ele o resultado da partida seria definido na cobrança de pênaltis. Com o feito de Maradona, a Argentina se classificou para a fase seguinte e enfrentou a Bélgica, vencendo por 2×0. Na grande final, a adversária foi a seleção alemã, que acabou perdendo por 3×2 para a Argentina, consagrando a seleção de Maradona como a campeã mundial de 1986.

A narração do radialista uruguaio Víctor Hugo Morales para o instante do gol, destacada pelo portal El Universo, resume o sentimento argentino em torno do histórico momento. “Gênio! Gênio! Gooool, quero chorar! Meu Deus, viva o futebol! Graças a Deus, pelo futebol, por estas lágrimas, por Maradona!”

error: Futebol Latino 2023