No estádio Departamental Libertad, na Colômbia, o La Equidad, mesmo fora de casa, conseguiu ser melhor do começo ao fim e eliminou o Deportivo Pasto vencendo pelo placar de 2 a 0. O resultado foi construído ainda no primeiro tempo, com gols aos 30 e 37 minutos.
Leia Mais: Sul-americana: com Lei do Ex, Aucas faz três em seis minutos e elimina Guayaquil City
Sul-Americana: com nova vitória sobre o Guaireña, River Plate-PAR avança na competição
Com o resultado, o La Equidad se classificou para fase de grupos da Copa Sul-Americana edição de 2021. O time colombiano conhecerá seus adversários no sorteio de amanhã (9 de abril), que está marcado às 13h00 (horário de Brasília).
O jogo
Como perdeu a partida de ida dentro de casa pelo placar de 2 a 1, o La Equidad precisava sair para o jogo na casa do Deportivo Pasto se quisesse a classificação para fase de grupos da edição de 2021 da Copa Sul-Americana.
E assim fez o time visitante. O La Equidad engoliu o Deportivo Pasto durante todo o primeiro tempo, criando boas oportunidades e levando bastante perigo à meta do goleiro José Contreras. Foram 12 finalizações na primeira etapa, sendo que 4 no gol e duas balançaram as redes do time da casa.
O primeiro foi aos 30 minutos. Pablo Lima alçou a bola na área do Deportivo Pasto, o zagueirão John Edison García subiu mais alto que todo mundo e testou firme para abrir o marcador: 1 a 0 para o La Equidad.
O segundo gol saiu aos 37. Após a bola ter carimbado a trave do goleiro José Contreras, Jefferson Mena mostrou um enorme oportunista para chegar rápido e encher o pé para ampliar o marcador: 2 a 0 para o La Equidad.
Como a vantagem construída na primeira partida foi para o espaço, o treinador do Deportivo Pasto mexeu duas vezes ainda na etapa inicial e mais duas no intervalo. Mas as alterações não surtiram muito efeito, pois os donos da casa continuaram sentindo uma dificuldade gigante em criar chances de gol.
Como o adversário não assustava, o La Equidad usou a estratégia de ficar um pouco mais atrás e esperando para sair no contra-ataque. Em uma dessas saídas, Larry Ângulo passou para Daniel Mantilla, que não teve tranquilidade para finalizar e acabou carimbando o goleiro José Contreras, que evitou o terceiro gol.
Aliás, o Deportivo Pasto, além de não conseguir criar nada, ainda quase tomou (mais uma vez) o terceiro gol em contra-ataque no fim da etapa complementar. David Camacho perdeu um gol incrível.
Placar final: Deportivo Pasto 0, La Equidad 2.