O Chile é o primeiro finalista no futebol masculino do Pan 2023. Nesta quarta-feira (3), os anfitriões venceram os Estados Unidos, por 1 a 0, em confronto disputado no Estádio Elías Figueroa, em Valparaíso.
Leia mais: Andreas Pereira revela torcida na final da Libertadores
Empresário John Textor provoca o Palmeiras
Tanto na primeira como na segunda etapa, os atletas da Roja demonstravam grande dificuldade de transformar a maior posse de bola em reais chances de gol. Não à toa, a inauguração do marcador acabou surgindo por meio da bola parada.
Aos 13 minutos do segundo tempo, em falta na ponta direita da grande área, o meio-campista César Pérez executou linda cobrança, mandando no ângulo direito do goleiro Antonio Carreira. O arqueiro dos Estados Unidos bem que pulou, mas sem qualquer possibilidade de evitar o tento dos anfitriões.
Em virtude de necessitar a busca pelo resultado, os norte-americanos modificaram um pouco sua estratégia. Antes não se incomodando em apenas fechar espaços e buscar a compactação defensiva, a ideia de jogo se modificou para subir as linhas de marcação e maior retenção da posse para perigo ao adversário.
Por consequência, esse comportamento também forneceu maiores espaços para o Chile usar o contra-ataque com o intuito de resolver o confronto. Todavia, a vantagem do novo cenário não favoreceu a nenhum dos lados e o jogo terminou com vitória simples dos donos da casa.
Agora, os dirigidos por Eduardo Berizzo (também comandante da equipe principal) aguardam o vencedor de Brasil x México para conhecer seu adversário. Por sua vez, os Estados Unidos jogam pela medalha de bronze no Pan 2023 com o derrotado do embate em questão. Brasileiros e mexicanos se enfrentam também nesta quarta, às 20h (de Brasília), no Estádio Sausalito.