bonus de cadastro

KTO Eliminatórias: Soteldo faz dois e Venezuela goleia o Chile

Soteldo
Foto: Federico Parra/AFP via Getty Images/Soteldo

A Venezuela fez o ‘dever de casa’ diante do Chile, nesta terça-feira (17), pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Jogando no Estádio Monumental de Maturín, a Vinotinto venceu por 3 a 0, alcançou seu segundo triunfo no torneio e se elevou (ao menos, provisioriamente) a terceira posição, com sete pontos. Os chilenos, por sua vez, caíram para o sexto lugar, com quatro unidades.

Leia mais: São Paulo anuncia a renovação contratual de Rafinha
Onde assistir e provaveis times em Peru x Argentina pelas Eliminatórias

Primeiro tempo

Nos minutos iniciais do compromisso, o que sobressaiu foi a firmeza na marcação das equipes onde, apesar da dificuldade para encontrar espaços, a Roja mostrou superioridade no processo de construção de jogadas.

Acionando constantemente Alexis Sánchez, o camisa 10 tinha a responsabilidade de achar caminhos para encontrar seu companheiro de ataque, Ben Brereton. Entretanto, vieram dos pés de Charles Áranguiz e Felipe Loyola as primeiras finalizações de maior perigo onde, na segunda delas, o desvio na zaga venezuelana ajudou com que a pelota carimbasse o travessão da meta defendida por Rafael Romo.

Com dificuldade desde a saída de bola dada a postura da Roja em subir sua linha de marcação para dificultar o trabalho adversário, a Vinotinto praticamente não conseguia se articular de forma que ameaçasse o gol de Brayan Cortés. Quando conseguiu acelerar sua troca de passes e mudar o lado da jogadas, um cruzamento preciso de Alexander González foi testado por Salomón Rondon e o arqueiro chileno foi obrigado a fazer uma intervenção espetacular.

Na reta final da primeira etapa, o selecionado da casa apresentou notório crescimento tanto na posse de bola como no volume de oportunidades criadas, especialmente, no momento em que coordenava a pressão de sua linha avançada na troca de passes defensivos do Chile.

Foi dessa forma que, aos 45 minutos, José Martínez se antecipou em passe errado de Paulo Díaz, carregou para a frente da grande área e rolou para Yeferson Soteldo. O camisa 10 bateu cruzado, no extremo canto esquerdo de Cortés, para fazer ‘explodir’ o excelente contingente de torcedores venezuelanos que compareceram ao Monumental de Maturín no duelo das Eliminatórias.

Segundo tempo

Se na reta final da primeira metade quem ditou o ritmo foram os anfitriões, a volta do compromisso mostrou os comandados de Fernando Batista praticamente se limitando a fechar espaços enquanto o Chile tinha amplo domínio da posse e também levando perigo nos chutes dados tanto por Gabriel Suazo como por Felipe Loyola.

Justamente no momento onde a Roja indicava pressionar na busca pela igualdade, Marcelino Núñez (vindo do banco de reservas para substituir Aránguiz) tomou dois cartões amarelos entre os 13 e os 14 minutos. Depois de dura falta em Cristian Cásseres, o chileno reclamou acintosamente com o árbitro brasileiro Flávio Rodrigues de Souza e acabou sendo expulso de campo, comprometendo a capacidade de maior ímpeto no ataque do lado visitante com base em maior controle da posse.

Com isso, a atitude então mais retraída da Vinotinto naturalmente se transformou com a possibilidade de garantir os três pontos tendo maiores espaços para atuar com a vantagem numérica. Curiosamente, foi se valendo de um contra-ataque onde Soteldo saiu em disparada no lado esquerdo do plano ofensivo, ganhou de Medel no lance individual e cruzou rasteiro para Rondón. O centroavante só teve o trabalho de tocar pro fundo das redes, na pequena área, e fazer o segundo dos mandantes com 27 minutos.

Diante de um adversário notoriamente desconcertado pela expulsão, a Venezuela se aproveitou da chance surgida e sacramentou seu resultado no duelo pelas Eliminatórias em nova incursão pelo lado esquerdo de Soteldo aos 34. O atacante que milita no Santos avançou próximo a linha da grande área e cruzou à meia-altura para o desvio de Rondón onde Darwin Machis, com absoluta liberdade, chegou na segunda trave para estufar as redes. 3 a 0, placar final.

2 comentários em “KTO Eliminatórias: Soteldo faz dois e Venezuela goleia o Chile”

  1. Pingback: Goleiro da Bolívia faz defesa absurda em jogo das Eliminatórias

  2. Pingback: KTO Eliminatórias: quebrando longo tabu, Uruguai supera o Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023