Pela primeira vez na história das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil perdeu um jogo como mandante no torneio. Diante da Argentina, no Maracanã, o zagueiro Nicolás Otamendi decretou o triunfo dos visitantes por 1 a 0. Agora, os atuais campeões do mundo retomaram a liderança da competição, com 15 unidades, enquanto a Seleção Brasileira está apenas em sexto lugar, tendo sete pontos ganhos.
Leia mais: Jogador é furtado durante entrevista; assista
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi tem confronto marcado para 2024
O clima de absoluta tensão criado antes mesmo da bola rolar serviu apenas para tornar o ambiente dentro das quatro linhas inegavelmente mais tenso. Em cenário onde a Seleção buscava subir suas linhas de marcação, a Albiceleste tinha poucos espaços para desenvolver seu jogo associativo, dando maior tranquilidade aos cuidados da meta por parte de Alisson.
Por outro lado, isso não significava uma necessária superioridade por parte da Amarelinha no compromisso. Sem conseguir a retomada da posse em condições de avançar diante das numerosas faltas cometidas, o gol defendido por Emiliano Martínez tampouco era ameaçado. Consolidando, dessa forma, a inagem de um embate mais físico e mental do que efetivamente técnico. Na chance mais clara de abertura do marcador, após cobrança de escanteio onde Dibu Martínez tirou de soco, a pelota caiu nos pés de Gabriel Martinelli. O camisa 7 bateu cruzado, mas o zagueiro Cristian Romero, em cima da linha, fez corte providencial.
Venceu quem acertou
O retorno das equipes para o segundo tempo teve como maior alteração no panorama da partida a Seleção Brasileira com mais capacidade de abrir as jogadas pelos lados de campo. Todavia, ainda faltava converter essa maior ‘largura’ do campo em um número maior de finalizações com maior agudeza contra a meta da Albiceleste.
Se no lado do ataque brasileiro faltou efetividade, o mesmo não pode se dizer dos atuais campeões do mundo. Utilizando a bola aérea, Giovanni Lo Celso cobra escanteio e Otamendi subiu muito mais alto que seus marcadores para testar firme, no ângulo esquerdo de Alisson.
Como era de se esperar, o Brasil seguiu buscando de maneira um tanto quanto apressada a igualdade e fazia modificações nesse sentido. Contudo, aos 38, a arbitragem do chileno Piero Maza viu agressão de Joeliton em Rodrigo de Paul e expulsou diretamente o jogador brasileiro. Sendo assim, o duelo pelas Eliminatórias prosseguiu até o seu término com a Argentina obtendo um histórico triunfo no Rio de Janeiro.