Junior Barranquilla e Tolima vencem e saldo de gols define finalista do Apertura colombiano

junior-e-tolima-vencem-e-saldo-de-gols-define-finalista-do-torneo-apertura-do-campeonato-colmbiano-Futebol-Latino-06-06
Foto: Divulgação/Atlético Nacional

*Por Vinicius Fernandes

Na última quarta-feira (5), pela sexta e última rodada da fase quadrangular do Apertura colombiano, o Junior Barranquilla venceu por 3 a 2 o Atlético Nacional, em pleno Estadio Atanasio Girardot, na cidade de Medellín, diante de 13.349 espectadores.

Leia mais: Deportivo Pasto aproveita tropeço do Millonarios e está na final do Apertura colombiano
Zagueiro sul-americano desembarca no México para assinar com o Cruz Azul

Os tiburones chegaram à jornada decisiva com a mesma pontuação, porém melhor saldo que o Tolima. Pela frente, um incômodo jejum: há quase 14 anos não venciam os verdes pela liga nacional. A última vez havia sido no dia 6 de novembro de 2005.

No primeiro tempo, com o time da casa melhor, os visitantes perderam Freddy Hinestroza, que lesionou o tornozelo direito e precisou ser substituído por Sebastián Hernández. Logo aos três minutos, Jeison Lucumí tocou para Aldo Leao Ramírez abrir o placar para os antioqueños, porém a alegria durou pouco porque aos sete minutos, Daniel Moreno foi derrubado dentro da área por José Cuadrado. O árbitro Carlos Betancur marcou o penal, que dois minutos depois foi convertido por Luis Narváez.

Aos 27, após uma má saída de Daniel Bocanegra, Víctor Cantillo assistiu Narváez e este, de cabeça, deixou para Teófilo Gutiérrez virar para o conjunto juniorista. Já com clima hostil no estádio e a torcida gritando “qué se vayan todos!” (que todos vão embora), aos 35, ainda antes do intervalo, passe de Teófilo Gutiérrez para que Sebastián Hernández aumentasse a vantagem do Junior.

Na etapa complementaria, o Nacional teve uma atitude melhor e domínio da bola. Por outro lado, os visitantes perderam mais um jogador mahucado: Daniel Moreno. Vladimir Hernández descontou aos 31 minutos, pondo fogo na partida, já que neste momento o Tolima avançava à final.

Os mandantes foram em busca do empate, enquanto o Junior se defendia como podia e esperava um gol azucarero em Palmira. E o milagre aconteceu aos 41, com um gol do Deportivo Cali que volta a meter os tiburones na final.

Assim, Junior e Tolima chegaram aos 12 pontos ganhos e o time de Barranquilla ficou em primeiro lugar no Grupo B por ter quatro gols de saldo contra três do adversário. Deportivo Cali e Atlético Nacional terminaram com apenas quatro pontos somados.

Na final, realizada em partidas de ida e volta, o Atlético Junior, atual campeão nacional e que já levantou o troféu em oito oportunidades, vai encarar o Deportivo Pasto, primeiro do Grupo A e vencedor uma única vez, em 2006. O primeiro jogo será em Barranquilla e a volta em Ipiales.

error: Futebol Latino 2023