*Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino
No duelo colombiano pela segunda fase a Copa Sul-Americana, o Junior Barraquilla venceu, nos pênaltis, o Deportivo Cali, jogando no Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla, na noite desta quinta-feira (03). Após um novo empate no tempo normal, por 1 a 1, o goleiro Viera defendeu dos pênaltis e garantiu a classificação Tiburona.
Leia Mais: Mariano Pavone marca dois gols e coloca Estudiantes nas oitavas da Sul-Americana
Boca Juniors derrota Villareal e amistoso na La Bombonera
O jogo
Mesmo necessitando de uma vitória ou um empate por mais de dois gols, o Deportivo Cali veio armado no esquema 4-5-1, com uma proposta de muita marcação e saindo nos contra-ataques. Já a equipe da casa, chegava mais no toque bola e também nas cobranças de faltas do goleiro Viera.
Com muita dificuldade para furar o bloqueio Tiburones, a equipe da casa tocava a bola de um lado para outro, sem muito perigo. Com o Junior não conseguindo ultrapassar a retranca, os Verdiblancos começaram a dar emoção ao jogo.
Aos 32 minutos, após uma disputa no meio de campo, o lateral-direito Piedrahita perdeu a bola para o meio-campo da equipe de Cali, Andrés Roa, que saiu rápido no contra-ataque e rolou para Sambueza, que entrava na área, chutar e abriu o placar.
Com o 1 a 0, o Junior Barranquilla se viu obrigado a voltar do intervalo já atacando. A pressão que já era espera, surtiu efeito logo aos 9 minutos, quando o meio-campo Escalante, que havia acabado de entrar, desceu em profundidade pelo lado direito da defesa do Deportivo, e acabou sendo derrubado por Orejuela.
O árbitro chileno, Roberto Tobar, assinalou pênalti. Na cobrança, o atacante Ovelar não deu chances para o goleiro Jerez e empatou o jogo. Naquele instante, o placar em 1 a 1 estava levando o jogo para as disputas de pênaltis.
O gol deu gás ao Junior, que foi em busca da virada. E ela quase veio, aos 32 minutos, quando o meio-campo Chará fez uma boa jogada dentro da área do Deportivo, e rolou para Téo Gutierréz, que chegava pelo meio, chutar e mandar no travessão de Jerez.
Depois deste lance, o que se viu foi a equipe de Barranquilla tentando a virada, enquanto que os visitantes tocavam a bola e aguardavam a decisão do confronto ser disputada nos pênaltis.
Gigante Viera
Nas cobranças, o destaque ficou por conta dos goleiros Viera e Jerez, que salvaram duas cobranças, cada. Mas quem levou a melhor foi o arqueiro do time de Barranquilla, que garantiu a vitória por 4 a 3, ao defender as cobranças de Amaya e Moiraghi, e ainda viu o lateral-direito Orejuela chutar para fora.
Com a vitória, o Junior Barranquilla avança para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, onde irá enfrentar o Cerro Porteño, do Paraguai. As datas e horários dos confrontos ainda serão definidos pela Conmebol.