O jornalista argentino Fernando Czyz, que trabalha tanto na emissora TNT Sports como também na famosa agência de notícias EFE, confirmou em sua rede social que o Mundial de Clubes com formato de 24 equipes foi aprovado pelo Conselho da FIFA nessa sexta-feira (15) para ocorrer à partir de 2021.
Leia mais: Técnico do Porto garante que clube não irá preservar Militão
Pai de Agüero fala sobre a chance do atacante retornar ao Independiente
Segundo a informação, o grande interessado na modificação do atual molde da competição, o presidente ítalo-suíço Gianni Infantino, conseguiu convencer os integrantes do conselho em reunião ocorrida na cidade de Miami:
OFICIAL: Gianni Infantino acaba de confirmar la creación del nuevo Mundial de Clubes para 2021 con aprobación del Consejo de FIFA
— Fernando Czyz (@fczyz) March 15, 2019
Para chegar ao seu objetivo, a proposta de Infantino teria sido remodelada do inicial torneio com 24 equipes entre junho e julho para uma disputa entre 16 times somente no mês de dezembro, cedendo principalmente a preocupações de calendário apresentadas pelos europeus. Com isso, a ideia é que a expansão para os 24 clubes fique apenas para a edição de 2025.
Ainda não se sabe em detalhes qual será a proporção de vagas destinadas a cada continente.
Copa do Mundo
Outra decisão importante que supostamente seria tomada nessa reunião era referente a alteração do atual formato da Copa do Mundo já valendo para 2020 no Catar com a adição de 16 seleções e transformando a competição em uma com 48 integrantes.
Nesse caso, Fernando Czyz informou que não foi possível chegar a um acordo apesar de 90% das confederações associadas a FIFA gostarem da ideia.
No mês de junho, haverá uma nova reunião do conselho na cidade de Paris e o assunto voltará a tona incluíndo uma proposta onde a sede seja compartilhada entre o Catar e países vizinhos da região do Oriente Médio. Algo que, nesse momento, não é visto com bons olhos pelos cataris.